Para quem não tem moto pode passar despercebida a nova regulamentação para motos na Avenida das Américas que já já receberá marcações novas nos sinais de trânsito, os motoboxes. O projeto foi apresentado pela CET Rio ao Superintendente da Barra , Sancler de Mello, no último dia 03 e já entra em fase de execução.
As faixas exclusivas para motocicletas serão pintadas à frente do espaço para carros em toda a Avenida das Américas. Grandes cidades que tem número elevado de motociclistas em vias de grande circulação já utilizam tais marcações como São Paulo e Curitiba.
Tais ações poderiam ter evitado acidente como o de Luiz Jose Caldas França Filho, 42 anos, mais conhecido como Lula , então vendedor de motos da concessionária Harley Davidson , no Recreio
:
_-Tinha saído da loja e me dirigia pela Avenida das Américas , pista central sentido Barra da Tijuca para testar uma moto, quando foi literalmente atropelado pela motorista do carro prata. Fiquei 1 ano sem poder trabalhar por causa da atitude dessa motorista”, revela Luís.
Em setembro, a primeira motobox da cidade foi instalada na Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa, no acesso ao Túnel Rebouças.
Para o superintendente é uma vitória para a região que tem uma das maiores vias urbanas das na cidade:
—”É um projeto piloto, inspirado em um modelo adotado na Califórnia, que reduz em 80% os acidentes com motos. Queremos que os motociclistas se sintam mais seguros, assim como os motoristas. Na Reserva, vamos criar bolsões de estacionamento exclusivo para motocicletas. E implantar a Travessia Segura para os pedestres, que terão uma segunda faixa demarcatória. ” , mostrou na reunião.