Sou morador do Recreio, mais especificamente na altura do Posto 9, e, através deste e-mail, gostaria de apresentar algumas situações desagradáveis que o nosso bairro tem atravessado.
1. As calçadas do Recreio mais parecem os jardins dos moradores, ou melhor, de alguns síndicos que, talvez por morar em apartamento, por não poder ter um gramado ou plantas dentro dos apartamentos, acabam por transformar as calçadas em verdadeiras florestas, isso quando não resolvem transforma-las em jardins decorados. O fato é que, as calçadas do bairro, principalmente nas ruas Acontecências, José Américo de Almeida, Hermes de Lima, Joaquim Cardozo e Pedro Moura, em sua grande maioria possuem canteiros enormes e espaços mínimos para transitar idosos, cadeirantes, além das famosas calçadas gramadas, as quais impossibilita a acessibilidade, seja dos já citados, bem como de mulheres que precisam usar salto para trabalhar. Aconteceu com minha esposa algo muito desagradável há um mês, por conta dessas calçadas mal feitas ela prendeu o salto entre as pedras da calçada de grama e acabou caindo no meio da rua, quase sendo atropelada, próximo a antiga ponte de madeira. Eu insisti para que ela entrasse com uma ação contra a Prefeitura, mas ela não quis.
Resposta: Vamos fazer uma vistoria para verificar a situação descrita a respeito dessas calçadas e notificaremos os proprietários dos passeios que apresentarem irregularidades, para que procedam à sua recuperação ou que aumentem o espaço para circulação de pedestres.
2. Os postes de iluminação não funcionam adequadamente. Durante o dia há várias lâmpadas acessas e, a noite, algumas ficam piscando sem parar, mais parecendo uma árvore de natal. Isso ocorre na Avenida do Contorno com Pedro Moura, na Joaquim Cardoso, e, na José Américo de Almeida.
Resposta: Solicitamos à RioLuz que verifique esses problemas. Sugerimos que estas demandas sejam sempre feitas pela Central de Atendimento as Prefeitura, através do número 1746, pois entra na lista de serviços, além de fornecer protocolos e prazos a serem cumpridos.
3. Há um poste na esquina da Rua Acontecências com Lúcio Costa que está prestes a cair, com uma inclinação de cerca de 30 graus.
Resposta: Será feita uma vistoria para verificar se o poste é da Rioluz ou da Light. Sendo da Light, a Prefeitura notificará a empresa pedindo uma solução mais breve possível. Senão, a própria Rioluz providenciará o reparo.
4. Alguns prédios, principalmente na Rua José Américo de Almeida, colocam vasos enormes de planta nas calçadas, atrapalhando a passagens dos pedestres, sem contar, na mesma rua, principalmente próximo ao número 30, onde alguns moradores de um prédio estacionam de 3 a 4 veículos em cima da calçada, dia e noite.
Resposta: Faremos uma vistoria e caso esteja realmente atrapalhando o passeio o condomínio ou a residência será notificada para desobstrução de via publica. Quanto aos estacionamentos de veículos estão sujeitos a multas. Pediremos que a Guarda Municipal faça uma ronda pelos locais indicados.
5. reiterando o problema das calçadas, na casa que fica na esquina entre a Avenida Lúcio Costa com Rua Raul Amaro Nim Ferreira, há uma calçada que impossibilita totalmente a passagem de cadeirantes, bem como de idosos, pois a calçada foi transformada em floresta, havendo, inclusive, uma “trilha” para as pessoas atravessar.
Resposta: Faremos vistoria ao local.
6. Na Avenida do Contorno com Pedro Moura, sentido Avenida das Américas, há alguma irregularidade na sinalização, se é que a mesma existe, pois, dia e noite os carros passam em alta velocidade praticamente voando por cima do quebra molas. Em contrapartida, na entrada da Rua Acontecência com Pedro Moura não há qualquer quebra molas, o que faz com que os veículos que descem a ponte nova no sentido praia passem em alta velocidade, o que, sempre, gera acidentes no local
Resposta: Vamos encaminhar seu comentário para a Cet-Rio para verificar a sinalização.
7. A questão do transporte público no Recreio é caótica, principalmente na altura do Posto 9, local que sequer transita qualquer empresa do ramo, tendo os moradores do local que caminhar até a Rua Gláucio Gil para conseguir pegar o transporte público. Se realmente a intenção do governo é reduzir os veículos da cidade, deveria rever tais situações, pois, muitas das vezes em que eu poderia ir para o Centro de ônibus acabo por ir de carro, pois não é conveniente que eu saia de casa de terno, para pegar um transporte desconfortável e, ainda, tenha que caminhar exatamente 980 metros para tal.
Resposta: Com a implantação do BRT Transoeste, serão criadas linhas alimentadoras que passarão nas principais vias do Recreio, levando os passageiros até as estações principais na Avenida das Américas. Assim acreditamos que mais pessoas terão acesso ao transporte público, com conforto e segurança.
8. Por hora, a última questão que eu levanto é sobre o que farão a respeito dos estacionamentos que foram suprimidos da Avenida das Américas. Concordo que o projeto do BRT bai beneficiar muitas pessoas, mas, entendo também que a falta de espaço nas calçadas da Avenida com a supressão dos estacionamentos está prejudicando inúmeras pessoas que necessitam de carro para trabalhar. Diante de tal situação, entendo até que caberia a intervenção do MP, no sentido de mover uma ação civil público, pois está havendo prejuízo claro a inúmeros contribuintes/cidadãos desse Município.
Resposta: Sr. Amilton, os estacionamentos não foram suprimidos, infelizmente os comerciantes não respeitaram os alinhamentos e não acreditaram que a obra de duplicação da Avenida das Américas sairia do papel e, assim, não respeitaram os recuos e deixaram de construir estacionamentos quando planejaram seus estabelecimentos comerciais. A Prefeitura está criando alguns bolsões de estacionamentos nas ruas paralelas à Av. das Américas e legalizando estacionamentos ao longo das vias internas do bairro.
Atenciosamente,
Amilton Augusto
SR TIAGO
Preliminarmente, agradeço sua resposta ao meu apelo no exemplar do mês de Abril/2012. Acrescento ainda que sua atitude demonstra respeito pelos moradores do bairro.
Respondendo sua solicitação, informo que várias ruas da gleba A encontram-se com problemas: buracos no asfalto, sempre após alguma obra (Rua Taciel Cileno, Raul da Cunha Ribeiro, na Lucio Costa altura do retorno do Parque Marapendi e outras.); os postes estão todos tortos, parecendo que vão cair, e cheios de emaranhados de fios ( Guilherme de Almeida e Raul da Cunha Ribeiro em frente ao nº 480 este porém já tentaram reforçar.) ; árvores precisando ser podadas; iluminação insuficiente, praticamente todas as ruas com algum poste sem iluminação. O parcão, por exemplo, fica às escuras. Já vi crianças brincando por lá e também cães, no maior breu com risco de se acidentarem! Vai uma sugestão: estão trocando os postes na Avenida das Américas não é? Então, porque não reaproveitá-los nos locais necessitados???
Outra medida urgente é o canal das taxas, altura da ponte nova. A fauna lá existente está pedido socorro!!!! O canto dos pássaros virou um lamento. Li recentemente uma reportagem sobre a criação de um novo parque entre o Recreio e Barra (Av. Lucio Costa) ao lado do Parque Marapendi e acho um absurdo. Temos o Parque Marapendi ali pronto, precisando apenas de manutenção interna e em seu entorno. Além disso, precisa de incentivo e motivação para que os moradores e visitantes do bairro passem a frequentá-lo. O mais complexo já possuímos: A NATUREZA! E dela temos que cuidar para sobrevivência do mundo.
Atenciosamente,
Denise
Resposta do Tiago – Denise, a Prefeitura tem investido em todas as áreas da cidade. O bairro do Recreio dos Bandeirantes está recebendo urbanização em 18 ruas e já foi afirmado que outras ruas receberão obras de drenagem e pavimentação assim que foi concluído o primeiro lote. Além disso, a Prefeitura tem feito serviço de conservação e manutenção em várias ruas, com operação tapa-buraco e até mesmo de recapeamento asfáltico. Também estão sendo trocadas algumas luminárias (aumentando a potência das lâmpadas) e implantados novos postes de iluminação para dar segurança aos moradores. A poda de árvores também é realizada com frequência. Reconhecemos que há muito o que fazer ainda, porque houve um abandono do bairro nos últimos governos e não dá para fazer tudo de uma só vez. Mas estamos trabalhando para que o Recreio fique cada dia melhor e mais atrativo para seus moradores. Com relação às ruas citadas, pediremos que a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos faça os reparos o quanto antes.
Quanto ao Canal das Taxas foi feita a limpeza de gigogas no trecho entre a Av. Gláucio Gil e a ponte da Rua Hermes de Lima. Já havia sido limpo o trecho próximo ao Terreirão e ao Rio Morto, próximos aos condomínios da Barra Bonita. Toda a lagoinha do Parque Chico Mendes também foi limpa, com retirada das gigogas. Esta semana começou a pavimentação com Asfalto Liso da Avenida Gláucio Gil.
Quanto à escuridão das ruas informamos que a Rioluz, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, inicia nesta terça-feira (25/04), as obras de modernização da iluminação pública em oito bairros. Ao todo, 375 luminárias com lâmpadas de vapor de mercúrio serão substituídos por outras de vapor de sódio, mais econômicas e menos poluentes. Serão beneficiados 36 logradouros na Barra, Recreio, Tanque, Taquara, Curicica, Anil, Gardênia Azul e Freguesia.
No Recreio, 54 pontos serão substituídos nas seguintes ruas: Tieta do Agreste, Adina Mera, Flavio de Aquino, Gelse Paciello da Mota, Linda Batista, Sandro Moreira, Guernica, Giocondo Dias, Marcos Mayerhofer e Clementina de Jesus.
Boa noite, venho por meio, solicitar um pedido ao Sr. Subprefeito Tiago Mohamed, da Barra/Vargens/Jacarepaguá. Que coloque um sinal entre às ruas 4W e Estrada do Pontal, vista essas que passam várias pessoas umas até com deficiência física. Se puder ajudar, eu, Cleber Albano da Silva, agradeço!!!
Resposta do Tiago – Encaminhamos seu pedido para a CET-Rio para fazer o estudo de viabilidade.