Com a chegada do mês de Dezembro, vem as confraternizações com amigos, familiares e também a FESTA da EMPRESA.
Como ocorrem muitas dúvidas sobre esse tema, que levam o colaborador a se sentir inseguro, darei abaixo dicas que vão ajudar a minimizar essas dúvidas, lembrando que o bom senso deve fazer parte de nossas vidas a todo momento.
Festa da empresa deve ser visto como “TRABALHO “, demanda o mesmo comportamento do dia a dia na empresa ou quase isso .
Aquela velha regrinha que vale para toda e qualquer festa: alimente- se em casa antes de sair por vários motivos, evita o mal hálito, você não irá atacar o bufê e evita ficar zonzo no primeiro gole .
Bebida alcoólica, controle o consumo. Mas controle, mesmooo! Não é momento de se revelar um bom dançarino, um sedutor ou bobo da corte. Moderação nessa hora é fundamental.
Acompanhante é bem vindo, desde que tenha sido autorizado pela empresa e combinado com os colegas. O comportamento dele deve ser condizente ao seu.
Tocou a sua música predileta e você resolve dar um show de dança digno do filme Dirty Dance ? Nãoooo, Não faça isso !
Dance sim, mostre descontração, mas comedido, a não ser que você seja o professor de dança do presidente, contenha-se.
Lembre-se: não insista em tirar seu chefe para dançar.
Fotos, selfies e vídeos são permitidos com moderação. Aquelas selfies intermináveis cansa qualquer um. Se um colega pedir que não publique a foto, respeite-o e guarde em seus arquivos. Nada de fotografar um momento constrangedor de um colega ou executivo, isso é falta de educação!
Registre os bons momentos, terão vários e também tenha cuidado com as legendas e as hashtags.
Não é lugar nem hora de pedir aumento, nem de reclamações de trabalho. Fofocas e comentários maldosos? Nem na festa nem em nenhum outro lugar.
Os cumprimentos nesse momento podem ser um pouco mais calorosos sim, permitido até beijinhos ( no rosto, ok?!), mas isso não abre precedente para esse tipo de contato no ambiente de trabalho.
Socialize com colegas de outros departamentos. É uma ótima oportunidade de fazer networking e criar vínculos com quem não conhecia. Da mesma maneira, se apresente aos executivos da empresa que você ainda não conhece pessoalmente. Faça em elogio sutil e despeça-se.
No convite foi especificado o traje ? Se foi, siga-o. Caso contrário, nada de extravagâncias, você não está indo para uma festa de amigos nem para a balada. Mulheres, evitem decotes, transparências demais, roupas muito justas e curtas. É uma festa da empresa, ou seja, festa de trabalho. Capriche no visual e escolha a roupa adequada.
Seja pontual na chegada e saia antes do fim ( toda festa tem a hora certa para terminar, vai por mim rs)
Amigo oculto ou secreto ?
Participar dessa brincadeira, mandar bilhetinhos divertidos e de bom gosto, aproxima os colegas e facilita muito na escolha do presente. Cuidado no momento da revelação, não vá constranger o colega. Fique dentro do limite de gasto estipulado, principalmente se o presenteado for seu chefe.
Não dê presentes muito pessoais e sempre com a referência para a troca. Ao receber seu presente, agradeça e faça uma expressão de contentamento. Se não gostar, não demonstre isso. Seu amigo oculto comprou pensando em você e se preocupou com o que levar.
O presente não se parece com você ?
A culpa é do colega ou sua?
Já parou para pensar qual a imagem que você passa para ele e sua empresa?
Na visão da empresa, o que realmente pode significar essa festa de confraternização? Produtividade, bem estar e integração dos colaboradores. Por mais que sejam simbólicas, as confraternizações marcam o encerramento de um período e início de um novo ciclo. Excelente oportunidade para reforçar a cultura organizacional que determine a postura quanto a valorização dos colaboradores e as políticas de trabalho. Promove a integração entre setores, estabelece um contraponto às exigências diárias e também como um fator motivacional.
Você é Merecedor!
Boas festas !!!
Quer saber qual a imagem você transmite e quais roupas são mais adequadas para você e seu estilo de vida e profissional ?
Eu posso te ajudar! Me envie uma mensagem pelo Direct do Instagram @suelendiazconsultoria