As chuvas castigaram as Vargens nos últimos dias. Problemas crônicos da região vieram à tona diante de um volume de chuva elevado. Crescimento desenfreado e a falta e obras de infra estrutura fizeram com que as ruas virassem enormes piscinões. Independente disso, A Prefeitura do Rio promoveu, neste domingo, 19, uma ação integrada para acolhimento, apoio, limpeza, dragagem e conservação em bairros afetados pelas chuvas.
A força-tarefa, realizada pelo Centro de Operações Rio (COR) envolvendo a Subprefeitura da Barra e agentes de diversas secretarias, como Conservação, Meio Ambiente, Ordem Pública e Assistência Social, atua nas comunidades Santa Luiza, Luz Divina, Beira Rio, Pombo Sem Asa, Fundação Cascalho, Coroado e Cascatinha, nos bairros de Vargem Pequena e Vargem Grande, na Zona Oeste.
“Seguimos analisando os impactos das chuvas na região e vamos dar andamento aos trabalhos de limpeza e desassoreamento dos rios e canais da região para prevenir outros alagamentos“, afirma o subprefeito da Barra, Raphael Lima.
A Defesa Civil atua no local com 12 agentes e apoio de 29 Guardas Municipais, além de um caminhão aberto para auxiliar na retirada dos materiais descartados. Já a Fundação Rio Águas vai promover limpeza e dragagem com quatro escavadeiras, duas retroescavadeiras, um flutuante, nove caminhões e apoio de 12 agentes. A Comlurb disponibilizou quatro basculantes e 10 garis, além de uma pá carregadeira para remover os bens inservíveis que forem descartados pelos moradores.