Auto News

Fuscomania

Auto News - Matérias - fevereiro de 2020

Não vai demorar muito e os carros serão autônomos e estarão nas ruas sozinhos. Seremos meros expectadores e ficaremos olhando para smartphones e tablets enquanto não chegamos ao destino final da viagem. A indústria automobilística lança a cada ano novos modelos e os preços sobem a cada lançamento. Enquanto isso , uma galera no Recreio só pensa nos anos 60, 70 e 80. Os apaixonados por Fusca crescem não só aqui como no país, uma espécie de Fuscomania. Basta digitar no maior site de buscas a palavra do pequeno besouro que se acha grupos e mais grupos de apaixonadas pelo pequeno que começou na Alemanha pelo engenheiro Ferdinand Porshe e criou o bólido. O primeiro projeto do Fusca equipado com um motor dois cilindros, era refrigerado a ar e tinha um rendimento muito aquém do esperado.

Criaram o motor quatro cilindros, opostos dois a dois , chamado de Boxter, também refrigerado a ar, com suspensão independente dianteira, que funcionavam através de barras de torção. Muitos projetos e evoluções depois , o valente foi à Segunda Guerra, lutou, perdeu a batalha e foi resgatado por um oficial inglês no meio de escombros. Produção retomada até chegar aos Estados Unidos na década de 40. No Brasil, se tornou o carro do povo.

Aqui no bairro, o grupo de facebook Recreio Volks se reuniu no sábado passado na calçada em frente à loja Mais Barauto, nas Av das Américas, para uma confraternização e mostrar seus ‘brinquedos” Uns ganham até nome devido ao carinho dos donos. Do original ao mais inventivo, customizados ou não , tem de tudo e até infiltrados, como ícones de outras épocas que são guardados a sete chaves e todo carinho e polimentos do mundo, como exemplares de Gols , Kombis e Monzas.

Whatsapp Image 2020 02 18 At 13.08.16
Whatsapp Image 2020 02 18 At 13.08.15

O proprietário da loja, Ricardo Florense, não tem um exemplar mas após a reunião foi mordido pelo desejo:

__ Confesso que realizei esse evento em gratidão aos amantes do Fusca que sempre vieram aqui na loja comprar as peças. No começo, me preocupei somente com a parte comercial , procurando atender às necessidades dessa tribo que é bem unida, comprando as peças necessárias, mas depois que vi os carrinhos aqui deu uma baita vontade de ter um Fusca“, comenta o empresário.

Whatsapp Image 2020 02 18 At 13.41.50

O vice presidente da Recreio Volks , Felipe Penna foi a reunião sem o seu:

O meu era fosco e agora está na oficina para mudar a pintura e fazer uns ajustes“, lembra o jovem Felipe que tem 33 anos, e tem um Fusca 73 , portanto mais mais velho que ele mais de uma década.

Whatsapp Image 2020 02 18 At 13.41.39

Você teria um carro mais velho que você? O Felipe estufou o peito de ar e cravou: Sim!!!

Os amantes e a paixão cresce a cada dia. Hoje o grupo do Recreio Volks tem 58 participantes e se reúnem toda segunda terça feira de cada mês na Praça Tim Maia, mais precisamente no estacionamento em frente à pista de skate. O próximo será dia 10/03 a partir das 20hs. Se você for vai voltar com desejo de ter um Fusca.

83756517 2840416402733307 7646577598465572864 N
Evento mensal na Praça Tim Maia

Por Guilherme Pereira jornaldorecreio@gmail.com


Publicidade