O grupo é um espelho de uma sociedade normal. Tem o falante, o gaiato, a do contra, o namorador, o mediador, o brabo(a) mas todos se respeitam e seguem felizes num mundo digital moderno. Como em qualquer família, aquele que não gosta de uma brincadeira ou assunto, sai do grupo, se fosse na vida real, deixaria a sala e bateria a porta. E vida que segue.

A intensão inicial era formar um grupo de amigos, fazer amizade simplesmente. Começou no facebook e migrou para o Whats app. Com um número girando em torno de uma centena de pessoas o desejo da moradora do condomínio Interlagos de Itaúna , Daniela Aragão , de 35 anos em fazer um grupo unido e interagir passou a ser mais forte. E conseguiu. Apesar do nome ser Recreio e Adjacências tem gente até de Bangu e Guadalupe. A própria Daniela até se diverte já que ela mora no bairro vizinho, Barra da Tijuca. O espírito é tão leve que criaram até um grupo para conversar comigo para essa entrevista: “De Frente com Guilherme”. Grupo criado e com uma pequena demora em me manifestar e efetuar umas perguntas, o gaiato Vinicius Lopes já soltou: “Vou ficar no grupo até às dez! Caso não tenhamos contato com o Guilherme eu vou sair do grupo”, enfatizou o moderador.

Daniela foi convidando outros amigos e em maio desse ano logo um churrasco foi marcado. O grupo de whats app já contabiliza 118 membros e está prestes a realizar até festa de fim de ano com direito a tema de Boteco. Tem gente de 22 anos e até com 90 anos, Dona Daisy, que não está oficialmente no grupo mas vai as festas.
Entramos no grupo e num piscar de olhos as mensagens saltaram para 600 em apenas um dia sem leitura. Numa outra ocasião bateu quase 1,5 mil mensagens. A maioria delas desdobramentos de um assunto iniciado aleatoriamente. E se perdeu o início….difícil de entender em que pé está a conversa.
E fala-se de tudo, da cor de esmalte, passando por tamanho ideal de sutiã, o grupo aceita qualquer bate-papo, menos sobre discussões sobre religião, política e pornografia. A maioria aparente é de mulheres. Um casal já se formou, existe o galanteador e até o gaiato do grupo que numa conversa rápida, ficou para o administrador Vinícius Lopes o posto principal da alegria. Não é à toa que ele mesmo volta e meia põe fogo nas conversas lembra Daniela:

__ Ah, o engraçadinho do grupo só pode ser o Vinícius . Uma vez ele disse que adoraria fazer sexo com uma anã, pra quê? A conversa rendeu um dia inteiro de comentários e até hoje é lembrada“, comenta a administradora e criadora Daniela que divide essa tarefa árdua de moderadora com o próprio Vinicius, Mariângela Oliveira, Isabelle, Paulo Roberto e Isa Magalhães .
Nem todos se reúnem com frequência, mas basta uma foto de um copo de cerveja ou um prato de comida para a resenha se iniciar. Outro dia, foi a foto de uma massa. Foto postada e descem os comentários de como cada um gosta: com molho, sem molho, ao dente, em restaurante “X” , restaurante “Y”…..

Nesse sábado, dia 30, num salão de festas qualquer do Recreio estarão quase todos reunidos para comemorar seu primeiro ano juntos. E como o tema é de boteco nada mais adequado que tocar ‘Fundo de Quintal’, não? Ou se preferir, o tema de ‘A Grande Família’ , com Dudu Nobre. Qual preferem ? Que família, heim!!
Esta família é muito unida
E também muito ouriçada
Brigam por qualquer razão
Mas acabam pedindo perdão
AMIZADE -FUNDO DE QUINTAL
La laiá, la laiá, la laiá, la laiá
La laiá, la laiá, la laiá, la laiá
Meu amigo
Amigo, hoje a minha inspiração
Se ligou em você
E em forma de samba
Mandou lhe dizer
Tão outro argumento
Qual nesse momento
Me faz penetrar
Por toda nossa amizade
Esclarecendo a verdade
Sem medo de agir
Em nossa intimidade
Você vai me ouvir
Foi bem cedo na vida que eu procurei
Encontrar novos rumos num mundo melhor
Com você fique certo que jamais falhei
Pois ganhei muita força tornando maior
A amizade…
Nem mesmo a força do tempo irá destruir
Somos verdade…
Nem mesmo este samba de amor pode nos resumir
Quero chorar o seu choro
Quero sorrir seu sorriso
Valeu por você existir amigo
Quero chorar o seu choro
Quero sorrir seu sorriso
Valeu por você existir amigo