Todo cuidado é pouco e se existe um recall o ideal é ver se o seu veículo se enquadra nesta chamada. Na semana passada, a Honda tomou conhecimento de um acidente, no Rio, que resultou na morte do motorista de um Civic LXS, ano 2008. A perícia detectou que houve uma ruptura anormal do insuflador do airbag Takata, espalhando os estilhaços de metal que causaram os ferimentos fatais. Em 2015, esse mesmo Civic foi convocado no recall para a troca do insuflador do airbag do volante mas, segundo a Honda, o carro não foi levado a uma concessionária para o reparo.
Fica o alerta para que todos os proprietários de Honda fabricados entre 1996 e 2015 confiram se seus automóveis estão incluídos nos recalls de airbags acessando www.honda.com.br/recall. O agendamento pode ser feito no próprio site ou pela central de atendimento da Honda: 0800-701-3432. Basta digitar a placa ou o chassis!
A japonesa Takata chegou a deter 20% da produção mundial de airbags. Os recalls (por causa de estilhaços metálicos que causaram dezenas de mortes e centenas de ferimentos graves) tiveram início em 2013, afetando veículos de 34 marcas. Foi a maior operação do gênero no mundo: mais de 42 milhões de carros foram chamados de volta às concessionárias para o conserto. Em 2017, a Takata entrou com pedido de falência e foi vendida.