Retornos da Avenida das Américas serão fechados para obras na pista do BRT e alargamento dos retornos.
A Cet-Rio, a Secretaria de Infraestrutura e a Subprefeitura da Barra informam que os retornos da Avenida das Américas, sentido Zona Sul e sentido Recreio, localizados junto à estação BRT Barra Sul/Pontões, serão interditados ao tráfego de veículos a partir das 8h de sábado (27/5).
A interdição será necessária para a realização das obras de concretagem da pista do BRT. Aproveitando o período de interdição, será realizado o alargamento de ambos os retornos, o que triplica a capacidade de escoamento de veículos.
As alternativas para o trânsito são as seguintes:
Rota 1: Sentido Zona Sul – Veículos com destino à Avenida Salvador Allende deverão acessar a pista lateral da Avenida das Américas, logo após a estação Guignard e seguirem pela rotatória do Terminal Recreio.
Rota 2: Sentido Zona Sul – Veículos com destino à Campo Grande/Guaratiba deverão seguir até o retorno junto à estação BRT Interlagos.
Rota 3: Sentido Recreio – Veículos com destino aos condomínios Barra Sul e Pontões da Barra deverão seguir pela pista lateral da Avenida das Américas e realizar o retorno na Avenida Salvador Allende.
“Estamos aproveitando as obras de concretagem da pista do BRT para realizar importantes intervenções viárias ao longo da Avenida das Américas. Os Alargamentos dos retornos trazem mais fluidez para o trânsito de uma das avenidas mais movimentadas da cidade. Inclusive está prevista a reabertura do retorno próximo da Estação do BRT Pedra de Itaúna, um pedido recorrente dos moradores da região”, lembrou o Subprefeito da Barra, Raphael Lima.
Técnicos da CET-Rio, situados no Centro de Operações Rio (COR), farão o monitoramento on-line dos volumes dos fluxos de veículos, fazendo os devidos ajustes nos tempos semafóricos com o intuito de diminuir os impactos no trânsito da região.
A operação de trânsito contará com agentes da CET-Rio e apoiadores de tráfego contratados, que atuarão na manutenção da fluidez do trânsito, ordenamento dos cruzamentos e orientação de pedestres e motoristas.
Para o Presidente da CET-RIO, Joaquim Dinis, o alargamento desse retorno vai proporcionar maior fluidez ao tráfego de veículos e evitar as retenções que normalmente ocorrem no local.