Em tempos de ter todos os cuidados com higiene , principalmente , nas mãos e vias aéreas , às vezes esquecemos de pequenos detalhes na assepsia. Apesar de estarmos vivendo tempos de quarentena, eventualmente vamos precisar utilizar o automóvel. E o perigo pode estar ali.
Já pensaram na maçaneta? Ali, é o lugar onde você, com toda a certeza, irá tocar. Uma pesquisa da The New England Journal of Medicine e publicada pelo Auto Esporte testou a sobrevivência do novo coronavírus (Covid-19) em diversas situações.
O resultado mostra que o vírus consegue permanecer até três horas no ar, enquanto no cobre, até quatro horas.
Na pesquisa, informa que em embalagens de papelão, o vírus pode sobreviver até 24 horas e, em superfícies de plástico e aço inoxidável (maçanetas), até três dias.
Mas aí você naquela pergunta básica e óbvia: Existe tanta diferença assim? Será o material ?
Essa diferença tem explicação. Segundo Marcos Boulos, coordenador da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e médico infectologista, isso se deve ao fato de que o vírus sobrevive na saliva humana e, como esses materiais são mais “lisos”, é mais fácil dessa secreção se fixar do que em superfícies rugosas.
Para o médico, o plástico e o ferro não absorvem tanto quanto outros materiais:
__“O cobre tem a superfície mais áspera. Quanto mais brilhante e mais protegida, mais polida, a saliva fica mais tempo no local”, explicou.
Para facilitar nossas vidas e o entendimento , mais liso , mais fácil de limpar.
Para fazer a limpar a peça, o indicado é usar álcool 70% ou sabonete neutro. E isso vale para as partes internas e externas do carro.
O sabonete neutro é aquele cujo pH (o índice de acidez, ou seja, poder de corrosão) é próximo da média, portanto ele não vai causar danos à maioria das superfícies, como a pele e a maioria dos materiais.
Já para aqueles que têm motos, a recomendação é a mesma: higienizar as superfícies do guidão, tanto as de plástico e borracha quanto as metálicas, e banco sempre que terminar de dirigir:
__“Mesmo com a luva, o mais indicado é lavar as mãos. Isso evita a contaminação por esse tipo de vírus”, comenta.
Lembro uma vez de um comentário de um amigo que trabalhou por décadas com aviação particular e viu a “galera da limpeza” cuidar da forração dos bancos em couro com creme Nívea, aqeule do potinho azul.
__”São excelentes para hidratar o couro e ninguém sabe disso!“, explica.