A sensação era de estar sentado numa cerca mastigando uma palha e ‘proseando’ com uma pessoa do interior. Aquele papo agradável, calmo, gostoso foi embalado com alguns goles de suco de maracujá e uma cesta de pão de queijo. Argg!, tomei o suco sem açúcar sem perguntar antes! Mas não fazia mal, nada seria mais doce que aquela tarde com um dos maiores atores desse país e um dos personagens mais simpáticos que conheci em minha vida. O JORNAL DO RECREIO teve o prazer de passar uma tarde no apartamento do “Tio” de “A Regra do Jogo”; do Damião, de “Renascer”; ou do Regino, de “O Rei do Gado”. Morador de mais de duas décadas no Recreio, Jackson Antunes veio para cá num tempo em que a boiada cruzava as Américas sem ser incomodada e ele ainda garante que boiava (sic) também para ajudar o gado atravessar e seguir seu caminho em direção ao pasto beirando a Benvindo. Prestes a estrear no cinema na pele do pai do lutador “Aldo“, estrela do MMA, Jackson coleciona histórias, fala de sua vida na TV e do sucesso de suas personagens. São 26 novelas, cerca de 13 filmes, minisséries, teatro e shows pelo Brasil com sua sanfona. Poeta da vida, contador de histórias, boas por sinal, Joaquim Antunes, 55 anos, casado com Cristiana Britto, pai de 3 filhos deu uma aula de interpretação na entrevista e até ensaiou um olhar de ‘Tio”, personagem de uma facção criminosa da novela das 9, vamos prosear?
1) Boa parte vivendo no interior de Minas , outra parte em seu sítio em Guapimirim, e agora Recreio, porque escolheu o bairro?
R: Por causa desse clima interiorano. Era muito calmo mesmo. Sentia uma doce poesia aqui e sinto até hoje essa tranquilidade, apesar de falarem isso e aquilo, nunca fomos vítima de nada. Nossa energia é que faz o local. Cheguei a ver a boiada passar ali em frente daquele posto, o Texacão. Eu ia atrás ‘aboiando’ eles ….(risos)
2) O que você gosta mais de fazer por aqui?
R: Em 25 anos no Rio, conheço uma rua em Copa, conheço os teatros… Gosto do mar, mas respeito e não entro. Recebo muito pessoal do interior; pessoal da viola; meus parentes…Gosto da ‘Mineira’ e do ‘Kaçuá. Tem diretor que fica louco quando sinalizo que não vou a uma festa de lançamento de novela . Eu já me ajoelhei aos pés de um diretor pra me tirar de uma festa. Teve uma vez, que fui abordado pelo pessoal do Pânico. Aí, antes deles começarem a falar eu interrompi:__ Porque vocês querem falar comigo, não sou jovem; não dou IBOPE; sou caipira; não tô rico; não tô pobre, não comprei carro novo, o que vocês querem comigo! Vocês é que são engraçados. Não é que deu certo? (risos) Nunca mais me incomodaram. E assim sou eu. Caseiro, da família, da minha esposa, dos meus amigos , dos meus filhos.
3) Você chegou a sofrer uma agressão por causa de um personagem – Leonardo em ‘A Favorita ‘contracenando com Lilian Cabral – tem medo de passar por aquilo de novo?
R:Não, sabe porquê rapaz…(pausa). Sou um ator de muito estudo, intenso e não defendo a personagem. Esse cara (Leonardo) era um monstro. Fiz ele com 130 quilos. Ele não tinha qualidade nenhuma. Queria que fosse feio e desforme, e intenso. Mas no fundo do meu coração eu queria isso, intenso. Em outras vezes , existia a discussão, sentia que tava exercendo minha função social através da personagem, como o ‘Regino’ por exemplo. O ‘Leo’ era sobre agressão física , doméstica, a bebida, e era o que o cara fazia. Olha, pensei que fosse até brincadeira do Faustão na hora. E o cara já era aquele tipo que discordava de tudo e falou que não era apropriado naquele horário. Eu vi que ele tava alterado e caí na besteira de dar uma risada matutamente e ele me deu um empurrão. Arrebentei minha perna. Ele continuou xingando e não se arrependeu em nenhum momento. Isso tem uns 12 anos. Seu Tarcísio (o Meira!) falou comigo: __Jackson, o que podemos fazer , discutir isso… Eu não gosto muito de dizer aonde foi, mas para mim é página virada. O que me espanta é que era nítido ver que ele era uma pessoa bem
nformada e coisa e tal. Mas vida que segue.
4) E sua ligação com a imprensa?
R: Eles parecem que já até me conhecem e deixam para falar comigo por último. Sabe que sou matuto e aí a entrevista vira prosa. (falando mineirês) Oh..mininu como vai seusfio…sua muié…E o repórter começa a falar da novela, mistura com minha vida pessoal, a dele, perguntam como vão meus filhos. Muito engraçado essa relação que criei.
5) E contracenar com Tony Ramos, como é?
R: Sabe , quando encontrei o Du(Eduardo Moskovis) com quem trabalhei em Pecado Capital, isso foi antes dos ensaios. Uma vez antes de começar a gravar perguntei: Você leu a sinopse? Viu que o Tony vai gravar também a novela? E o Eduardo: Tô tremendo nas bases. E acrescentou: __ Ele tá piorando, você reparou? E eu: Piorando em quê? E ele: Em bondade..e gargalhamos.. E eu : É verdade…ele tá me lembrando Guimarães Rosa …esse homem está piorando em bondade…caímos na risada. E o Tony sabe que todo bom mineiro gosta de contar piadas e ele também gosta. Já viu né? Imagina eu contando piada pro Tony Ramos!! O que eu quero mais dessa vida rapaz……
6) O que tira do sério?
R: Olha, não sou de sair do meu centro não. Sabe que tenho uma página no facebook há anos e nunca entrei em atrito com ninguém(carregando o mineirês). Nem uma polêmica. As vezes entro lá……
7) Você surgiu na TV, com 33 anos, fazendo o Damião, em Rei do Gado e que passou recentemente no Canal Viva, tava preparado para aquele sucesso todo?
R: Foi um presente de Deus.(mineirando)Tinha que caminhar na rua. Tinha que voltar para Belo Horizonte de ônibus porque não tinha dinheiro para pagar passagem de avião. Hoje a realidade da Globo é outra, eles pagam né?(risos). Era difícil , mas não me incomodava. O que acontece na maioria das vezes é que os artistas criam paredes. E uma vez , eu fazia teatro numa cidadezinha e uma senhora chegou com uma menininha e pediu para tirar uma foto. Depois
me convidou para um café. Eu fui. Aí, ela pediu uma foto, eu disse ,claro! E aí, chamou a menina para juntos sairmos na foto , sabe o que ela disse? Não, porque eu não parece artista… Esse foi um dos maiores elogios na vida. Eu sou ator. Eu tô aqui com o compromisso artístico de fazer a personagem e só….
8) Sabe quem é assim? André Marques!
R: Eu sei!! Ele é um queriiiido!Ele é um cara tão bom….O ser humano tem esse poder. Se uma pessoa de índole má bater numa boa, parece que ela é de borracha e rebate. Eu devo muito ao meu professor Hermógenes, de Yoga, que Deus o tenha..Quando eu conheci sua obra tinha 14 anos de idade. E quando chego aqui no Rio e fui no ‘Sem Censura’ e quem tava ao meu lado, ele…..Uma dádiva de Deus. Começou uma amizade. Viajei com ele dando palestras sobre saúde na terceira idade.. E uma vez ele disse: A gente tem que caminhar pra luz, Jackson. O homem é daqui pra cima(fazendo sinal da mão do pescoço para cima), daqui pra
é nada….Foi ele quem introduziu a Yoga no Brasil. Só aprendi coisas boas. Uma vez ele disse : Diga o que tu pensas e direi quem tu ès…(risos)Isso aliado aos ensinamentos da roça…não tem coisa melhor. Pra você ver, Seu Manoel Rosa que inspirou Guimarães a escrever ‘Grande Sertão, Veredas’ dizia: Frio e medo a gente faz do tamanho que qué(sic)!(gargalha)
Voltando ao assunto da ‘parede’, já cheguei a perder vôo por causa de fotos com fãs. De repente tem um, dois, dez celulares. O pessoal da Globo sabe que sou assim e volta e meia me escalam para umas festas, como a de Parintins. Eles sabem que tenho paciência sem tirar o sorriso do rosto e sem fazer tipo. Eu gosto de gente!
9) Sabe quem eu vi fazendo isso? John Travolta. Ele gravou comercial de cachaça no Buteco Tradicional! Ele falou com todos la dentro, sabia?
R: Sabe que sempre fui fã desse cabra? Me faltou foi coragem de ir lá tentar falar com ele? Sabe que fui cotado para fazer uma daquela
personagens do comercial? Eu ia até de graça!!Mas não me chamaram…infelizmente..Quando menino eu queria ser era o Travolta , sabia?DEixei cabelo crecer e passei até gomalina, acho um ator extraordinário.
10)Bom, não foi Travolta, mas foi Charles Bronson!
R: Eu nem achava muito parecido, mas as pessoas achavam …fazer o quê? Fiz até uma operação plástica no nariz porque achava o meu nariz muito feio…e o dele então….(risos)
11) Você é muito mais bonito que ele, tá?
R: Obrigado…também acho (gargalha).
12)Você acompanha o dia-a-dia do bairro?
R: Sim, acompanho. Vi o canal das Tachas limpinho. Era muito bonito. Sei que temos que ter mais cuidados na hora de sair e de chegar agora também.
13) E porque você é tão chamado para personagens tão maus se você é o contrário?
R: As pessoas dizem que tenho olho bom, já fiz outros bonzinhos. Mas, seu Chico(o Anysio) mandou recado pelo Marquinhos(o Palmeira) que eu era o mais americano dos atores brasileiros, porque eu trabalhava muito com os olhos. O ator, pra mim, é um observador da vida, de como ela é, sem tipos, simples assim.
1 comentário
O Jackson é um artista porque nasceu artista. Lutador, não tinha, até então,
noção de seu potencial. Mas tinha e muito. Quando iniciou no teatro, fez um monólogo em Montes Claros com a peça de Reginauro Silva que se chamava: “Seu marido sabe que você tem outro homem? Foi um sucesso. Lotava o centro cultural. O diretor era o Aldo Pereira. Tive alguma participação na direção. Jackson Antunes merece estar aonde está. Me orgulho de té-lo dirigido, mesmo que em poucas semanas da sua estreia… Grande abraço Jakson, sou seu fã…. abraços do amigo Gilson Nunes…