As revistas especializadas em surf na época bombavam. O esporte era o queridinho do público feminino e aos poucos ganhou espaço entre os homens na prática de surfar deitado. E agora, a celebração ao Bodyboard ganha destaque no próximo fim de semana na Barra da Tijuca. Atletas com mais de 30 anos se juntarão com grandes atletas da época no Bodyboard Legends numa competição misturada com celebração numa busca e o incentivo à prática do esporte no Posto 3. Estarão lá Marcus Cau Kung, Cláudio Marques, Paulo Esteves, as irmãs Mariana e Isabela Nogueira, Soraia Rocha, Marcus Tardin, Marcello Pedro, Glenda Koslowski e Ursulla Rollas.
A ideia é do professor de educação física Marcello Pedro, amante do esporte e um entusiasta na divulgação do esporte que já foi febre no Rio:
— ‘O formato é inovador, valoriza o espírito de solidariedade já que os atletas somam pontos para suas equipes e formam um coletivo. Terá até o ‘castelinho’, uma estrutura simbólica usada nas competições do passado’, lembra.
De 15 a 17 de novembro além dos atletas veteranos, pais, filhos e toda família estarão participando de uma programação repleta de atividades, com o propósito de fomentar a prática esportiva, a transmissão de valores, em um legado que vem reafirmar a força do Bodyboard como caminho para a formação de cidadãos bem sucedidos, atuando em diversas áreas do mercado após o término de suas carreiras profissionais .
Com 46 anos, a catarinense Soraia Rocha, bicampeã mundial, afirma que o evento quebra uma barreira:
— ‘É nossa mente que impõe limites ao nosso corpo. Aos 42 anos, sem competir desde 2004, fui chamada para uma etapa do Mundial no Chile. Eu me senti uma vovozinha no meio da garotada, mas, quando vi, estava no pódio. Foi uma lição. Este evento agora é um reencontro. Vamos rever amigos, fazer uma grande brincadeira e estimular o esporte’, comenta a atleta.
Para as crianças,estão programadas atividades com Marcello Pedro, também pioneiro no esporte, e recreação. Haverá ainda oficinas sócio-ambientais com a presença de alunos da rede municipal.
—’Será usada uma prancha adaptada, desenvolvida em um projeto inovador, para crianças, jovens e adultos de todas as idades, portadores de necessidades especiais poderem sentir o que é pegar uma onda’. lembra Pedro.
ESTARÃO LÁ
Para esta grande celebração, já estão confirmados nomes como: Marcus Cal Kung (pioneiro), Cláudio Marques (1° Brasileiro Campeão Internacional), Paulo Esteves (1° Campeão Brasileiro/88) e as irmãs Mariana e Isabela Nogueira, campeãs em diversos níveis no Brasil e no mundo. Além de muitos outros ídolos da geração dos anos 80/90, representantes do circuito mundial e amantes do esporte acima dos trinta anos de idade.