Por Guilherme Pereira jornaldorecreio@gmail.com
Tá liberado. O que antes era clandestino , mas que a população seguia praticando, agora, está autorizado. o prefeito Marcelo Crivella anunciou plano de reabertura de algumas atividades e modalidades de comércio também. O cronograma completo será publicado em edição extra no Diário Oficial. Estão liberadas as atividades esportivas no calçadão das praias e esportes aquáticos individuais (apesar de não haver surfe duplo). As mudanças acontecem em seis fases a partir de hoje (02/06).
Nesse pacote , ganharam autorização para reinício das atividades as lojas de móveis, agências de automóveis e hotéis.
Essa reabertura gradativa deve durar 15 dias, fazendo com que o plano só deva ser concluído em agosto. A prefeitura salientou, porém, que as medidas poderão ser adiantadas ou adiadas, de acordo com a capacidade da rede hospitalar de absorver casos de Covid-19. Por isso, o monitoramento do número de infectados, de óbitos e de leitos disponíveis será diário.

Se o plano der certo , as aulas devem retornar a partir de julho. No primeiro momento, serão liberadas as turmas do quinto ao nono ano, com rodízio de alunos. Estudantes do ensino médio e de universidades só deverão voltar às atividades na sexta fase, em meados de agosto, caso não haja mudanças.
Os shoppings centers poderão reabrir as portas na segunda fase, daqui a duas semanas, mas com horário restrito, das 12 H às 20 H, e com apenas um terço da capacidade de estacionamento. Neste período, as praças de alimentação só poderão funcionar para delivery. O comércio só voltará totalmente a partir da quinta etapa. Bares e restaurantes, por sua vez, só poderão receber clientes na fase três, com metade da capacidade.