As mudanças foram feitas em Novembro de 2011 pela CET-Rio no intuito de melhorar o trânsito no bairro com a vinda do BRT e as obras de implantação do sistema de esgoto da região. Depois de recebermos algumas mensagens, fomos as ruas Antônio Batista Bittencourt e Celestino Basílio, incialmente. Na primeira, constatamos que mesmo bem sinalizada, basta cinco minutos para presenciarmos inúmeros motoristas seguindo em frente em direção às Américas trafegando pela contramão, na altura da Rua Odylon Martins de Andrade.
A Situação é a mesma para a Celestino Basílio que tem um pequeno trecho de mão invertida na quadra da concessionária de usados Narita, esquina com Posto Petrobrás.
Na Crispin Laranjeira com Coronel João Olintho a situação é ainda mais grave. Ali funcionam uma escola, borracheiro, curso de inglês e um posto de gasolina. Percebemos que os moradores da região, principalmente, os mais antigos, são os mais arredios em respeitar a sinalização.
falamos com um morador da rua que não quis se identicar e havia acabado de seguir da contra-mão e nos explicou que mudaram a mão da rua sem consultar os moradores:
__Aqui sempre foi mão dupla, uma característica do bairro”, completa. Pelo Código Nacional de trânsito tal infração é passível de multa no valor de R$ 191,54, considerada gravíssima e perda de 7 pontos na carteira.
Nas fotos ao lado está nítido que as placas estão bem visíveis ao alcance da vista de todos. Em determinados trechos mais de uma placa está fixada nos postes ao longo da via, como mostramos em destaque. A Guarda Municipal, segundo sua assessoria, promete colocar um operador de trânsito para orientar. Naquele trecho, vários operadores de motocicleta operam no intuito de fazer a fluidez do tráfego nas Américas e podem auxiliar, informam também. Porém, alguns Guardas Municipais serão deslocados para as de maior tráfego. Outras quatro também sofreram modificações como a a Guilherme Batista; rua General Orlando Geisel, entre a Avenida Guinard e a Coronel João Olinto, e entre esta e a Guilherme Batista; Maurício da Costa Farias; rua Gelson Fonseca, entre Odilon Martins de Andrade e Maurício da Costa e Rua Antônio Maroun.