Como nas peladas de fim de semana onde o pedreiro vira Messi e o advogado vira o Ronaldinho Gaúcho, nas pistas a vontade é a mesma. Num domingo chuvoso de Abril pessoas comuns se vestem de pilotos e jogam toda adrenalina e borracha queimada para a pista do Autódromo de Jacarepaguá para literalmente derraparem pelas curvas do circuito. É o Oktane Track Day. São advogados, empresários , comerciantes que jogam na pista a paixão pelo automobilismo em carros de turismo, mas sempre com muita segurança.
O evento ocorre quatro vezes por ano, como conta seu organizador, Rodrigo Gomes:
__Eu e meus amigos criamos em 2005 esse evento para tirar das ruas os rachas perigosos”, revela.
Mediante a um valor de R$ 600 por inscrição, Ferraris, Audis, Porshes até carros nacionais como Gol 1998 se revezam em duelos e campeonatos de arrancadas. Com muita organização, várias tomadas de tempo são realizadas ao longo do dia, para uma bateria final , que costuma ocorrer no fim de tarde. Não tem premiação, não tem vencedor, só a singela prática de dirigir em alta velocidade. Uns chegam a alugar os boxes e tem estrutura parecida com as equipes de ponta de uma categoria de turismo.
O programador de computadores Rafael Del Rey divide essas emoções com sua esposa , que está grávida e não pode correr desta vez e avisa que é um esporte caro e para poucos:
__ Não sou um frequentador tipico. Eu moro no interior e preciso viajar, me hospedar, comer fora. Contabilizando desde os fluidos, combustível, passando por pneus, pastilhas de freio, inscrição, hotel, gasto aproximadamente R$ 4 mil por carro, por evento.
Quando levamos algum parente e amigo, o gasto eh maior. Este gasto não contabiliza os custos (altos) de melhorias no carro e eventuais quebras. Os gastos foram calculados considerando-se a durabilidade de
cada item que se desgasta (pastilhas, pneus, fluidos), quantos eventos estes duram, e o custo de cada um, assim como mão-de-obra.Quando levamos algum parente e amigo, o gasto é maior”, explica Rafael que tem um Mitsubishi Lancer Evolution X GSR 2008 e um Mitsubishi Lancer Evolution X MR 2011.
Para o advogado, João, o discurso é o mesmo mas os custos compensam no final do dia.
“__ O Oktane Trackday é mais que um evento de automobilismo quase profissional. É uma sensação incrível você andar numa pista onde os melhores pilotos do mundo competiram. Conhecer seus limites e o do carro em um lugar seguro e com toda a infraestrutura necessária para a sua segurança e a dos demais participantes. Alem disso, é um ótimo exercício pois fazemos de tudo, de pilotar a trocar pneus. A equipe de apoio são amigos e familiares. É uma grande diversão”, conta João que leva o pseudônimo de Johnny Octaner, de 37 anos.
A próxima etapa deve ocorrer em Agosto e é aberta ao público. Mais informações no site do evento em www.oktaneclub.com
Vídeo: http://youtu.be/wqdkBCBWWNE