Auto News

Mudanças radicais nas Harleys

Auto News - Matérias - setembro de 2017

Nesses 7 anos de jornal, esse espaço aqui dedicamos aos amantes do mundo das duas e quatros. Em geral falamos das quatro, mas dessa vez vou dedicar aos amantes das duas. Não sei se sabem mas tenho uma Harley Davidson FatBoy ano 2012. E no fim do mês passado esse segmento causou um rebuliço. Explico. A fábrica americana anunciou os modelos 2018. Mas quem não tem e não frequenta, pergunta, e daí?
E daí que mudou tudo!

 

Meu amigo
Victor Vogel falou:
__Parecem japonesas!
De uma certa forma ele até tem razão. Explico.
O quadro ficou mais leve e cerca de 30 % mais rígido, porque mudou o material. As linhas mudaram. As softail, leiam-se Fat Boy, Heritage, Breakout e De Luxe ganharam mudanças pra lá de radicais. A Fat ganhou um ‘cabeça de touro’ pequeno que ficou bem harmonioso e faróis em LED. Para quem não sabe o que é ‘cabeça de touro’ é a capa que envolve o farol. Na foto, você não percebe porque já tem um e era vendido como adereço.
Na linha 2018, as Dynas deixam de existir como conhecemos e, diz a Harley, passam a fazer parte da própria linha softail. Isso acontece porque as anteriores Fat Bob, Street Bob e Low Rider passam a usar o mesmo conjunto de chassi e motor que as softail Breakout, Fat Boy, De Luxe, Heritage Classic e Slim esse modelo não veio ao Brasil.
Mas quem tem ficou meio ‘p’ da vida.
As suspensões também são totalmente novas. Fornecidas pela Showa, mantém a configuração de bengalas dianteiras – na Fat Bob, passa a ser invertida , e monochoque traseiro, uma característica tradicional das softail. As antigas eram bichoque, daí a mudança mais radical! Em todas o amortecedor único ficou maior e mais centralizado, além de inclinado.


Bom, isso mesmo, os amantes das Dynas tão meio ‘tristinhos’ porque a fábrica extinguiu a linha da forma como era feita. Meu amigo China que escreve aqui na coluna tascou:
__”Acabei de comprar uma DYNA e tô amarradão(sic!).
Tenho uma Land 2001, sou Vintage!
Já o amigo Pedro que tem uma Fat 2014 emendou: __”Aquele que reclama da modernidade, os puristas, são os mesmos que amam o Opala na garagem. Quer ter um? Compre mas não reclame do vizinho que acabou de comprar um Porshe 2018!”, brinca fazendo uma alusão aos Milwaukee-Eight(ME).são aos Milwaukee-Eight(ME).Esse motor foi lançado no ano passado, equipando inicialmente os modelos da linha Touring – Street Glide, Ultra Limited e Road King, em versões com e sem refrigeração líquida parcial. Assim, o velho e confiável Twin Cam, que na sua última encarnação tinha 103 polegadas cúbicas (1.688cm³) dá adeus. A Fat BOB_ será vendida com motor ME 107 ou 114 e foi o modelo que mais sofreu mudanças. Ganhou escape 2-1-2, farol dianteiro com LEDs retangular, freio dianteiro com disco duplo (antes era simples), maior ângulo de inclinação lateral, novos bancos, ignição sem chave, suspensões dianteiras invertidas e lanterna com LEDs.A Fat Boy perdeu 13,1kg de peso e ganhou novas rodas e a lanterma passa  a ser incorporada aos piscas, bem comum em versões anteriores com as IRON.E detalhe  para os puristas:
CADÊ  O COMUTADOR?? Primeiro observe a localização do subconjunto da nova suspensão traseira do monoshock do Softail. Para abrir espaço para o novo choque, o tanque de óleo de subsistema anterior foi substituído por um sistema de cárter úmido. Como o garfo, o novo choque é feito pela Showa.

 


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