Em tempos de pandemia, um dos setores que mais sofre é o de coleta de sangue. Para melhorar o estoque, o HEMORIO realiza coletas móveis em universidades, empresas , igrejas, serviços de saúde, associações etc. O objetivo da coleta móvel é facilitar a aproximação do doador à doação de sangue.
A solicitação de agendamento é feita pelo telefone 2505-0750 r: 2255 ou pelo e-mail coleta.externa@hemorio.rj.gov.br.
Um profissional do HEMORIO marca uma visita ao local para avaliar as instalações, se houver um espaço adequado para a coleta ela é agendada e inicia-se então o processo de sensibilização do público alvo para a doação de sangue. E dessa vez o ônibus vai passar por aqui na região. No sábado, dia 01/05, estará parado no Clube do Alfa Barra. E na terça, dia 04/05 estará no condomínio Pontões da Barra , no prédio Pedra de Negra.
Os profissionais do HEMORIO – captadores – realizam palestras sobre o processo de doação de sangue, esclarecem dúvidas e distribuem material educativo e informativo. Lideranças da comunidade encarregam-se da divulgação e multiplicação das informações. Os pré-requisitos são estar bem de saúde , estar bem alimentado, ter mais de 50 Kg, não consumir bebida alcóolica 12 horas antes da coleta, além de não ingerir alimentos gordurosos 4 horas antes. Para ser um doador de sangue é necessário estar bem de saúde, ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter nenhuma doença crônica, não fazer parte de nenhum grupo de risco. Se alguém foi vacinado contra a febre amarela tem que esperar um intervalo de quatro semanas. Em casos de cirurgia de porte médio deve ser respeitado um período de seis meses, enquanto as pessoas que fizeram tatuagens ou transfusões de sangue devem esperar um ano para fazer a doação. Mais informações em http://www.hemorio.rj.gov.br/


