Dia 01 de Março se comemora o aniversário da Cidade Maravilhosa e aproveitando a data , a gigante coreana Kia lançou na manhã desse domingo um carro já falado aqui no JR há pelo menos dois anos, o RIO. No comercial teve direito até a música de Tim Maia , ‘Do leme ao Pontal”.
O Kia Rio demorou mas finalmente foi lançado para o público brasileiro. Surgiu pela primeira vez no salão de São Paulo de 2016, depois em 2018, massó aparece agora. Os preços ficam entre R$ 69,9 mil na versão mais simples (LX) e R$ 78,9 mil na mais completa (EX).
Para os brasileiros, o Rio é um carro totalmente novo apesar do nome comum (na verdade a inspiração está nos rios de água doce e não exatamente no Rio de Janeiro como o leitor pode supor). Mas o departamento de marketing que não é bobo nem nada e lançou no aniversário da cidade. Disponível em duas versões: LX e EX o carro traz motorização 1.6 de 130cv e 16,5kgfm (mesmo motor que equipa o HB20), junto com câmbio automático de seis velocidades. Se tudo nele é conhecido, o comportamento dinâmico é bem diferente quando comparado com o carro compacto da Hyundai.
Meio que com cara do KA , por fora, o Rio apresenta visual agradável e atualizado, com linhas sofisticadas e rodas com pneus aro 16. Na dianteira é possível notar diferenças entre as versões. Na versão LX a grade dianteira tem o formato de colmeia, servindo também como entrada de ar. Os faróis são em LED e as setas fazem parte da mesma peça. Já na versão EX a a grade é fechada o que leva ao carro um ar ainda mais sofisticado. As entradas de ar ficam no pára-choque e nas peças do farol de neblina. O desenho é do renomado designer Peter Schreyer.
Na parte traseira as versões não possuem diferenças: as peças de lanterna e pára-choque são as mesmas. Aliás, na traseira o compacto é mais comum em termos de soluções de desenho.
Por dentro, o Kia Rio impressiona no bom acabamento apresentado, com soft touch nas portas e um plástico rígido que cobre o painel. Assim a KIA mostra sua preocupação em trazer um concorrente que já se destaca no quesito qualidade de montagem.
O câmbio automático é a única opção (não há, neste primeiro momento, caixa manual) e é o mesmo do Hyundai HB20, mas no Kia ele pareceu ter uma calibração diferente e confortável. O câmbio automático é a única opção (não há, neste primeiro momento, caixa manual) e é o mesmo do Hyundai HB20, mas no Kia ele pareceu ter uma calibração diferente e confortável.
Aqui no Recreio fica quase chegando na Amoedo.
Av. das Américas, 21.200 – Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro – RJ, 22790-703 Horário: Abre seg. às 08:00
Telefone: (21) 3388-4000