Parecia até ciclovia, mas era do BRT

Matérias - junho de 2012

Com a inauguração de parte do BRT (Bus Rapid Transit), no trecho do terminal Alvorada e Santa Cruz, moradores da Barra e Recreio perderam a enorme e segura “ciclovia” que as pistas do veículo articulado se transformaram, já que ficaram prontas antes das estações. Percorremos diversos dias os cerca de 15 quilômetros entre o terminal e o Recreio Shopping e o nosso fotógrafo flagrou diversos ciclistas , famílias inteiras e até carrocinha de sorvete trafegando felizes da vida pela pista avermelhada, nas Américas.

Em nosso site algumas destas fotos e dois vídeos sobre o assunto. Isso revela uma carência da região por ciclovias já que somente a partir do Pedra de Itaúna se inicia a pista que leva até a praia do Recreio, mas não contempla parte da Barra a partir da Alvorada e muito menos, os moradores do Recreio que desejam seguir pelas Américas.

A carência é clara, como nos conta José Francisco e seu amigo José Antônio que trabalham no condomínio Interlagos e moram na comunidade Beira Rio:

__Estou usando aqui a pista do BRT mas sei que vai acabar. A gente anda na pista mesmo , dividindo com os carros, mas não tem jeito”, revela. De fato é que em alguns momentos não constatamos nem calçada na via, que é uma responsabilidade do dono do terreno. Por meio de sua assessoria de imprensa, o Sub Prefeito da Barra, Recreio e Vargens, Tiago Mohamed, declarou que nada está descartado.

__” O Recreio e a Barra já tem suas ciclovias em toda sua extensão, e com um visual até mais bonito. Esse pedido já é do nosso conhecimento e foi encaminhado um estudo aprofundado diante desta nova demanda. Quando se realizaram as obras da ciclovia em 2000 com o então Secretário Municipal do Meio Ambiente, Eduardo Paes, as necessidades era outras”, frisa.

A assessoria de imprensa revelou também que esses estudos demoram um pouco , mas tanto Tiago quanto o Prefeito estão cientes das necessidades dos moradores e uma solução mais breve possível será entregue e informada aos moradores.


Publicidade