Outro dia foi perguntado a mim se os aviões faziam a correção de altitude para não sair da terra . Respondi que sim, achei que o cara ficou um pouco desapontado pois ele apostava em uma resposta negativa pois acredita que a terra seria plana…
Pois bem, o altímetro é responsável por esta informação que vai acarretar em uma correção em conjunto com outros componentes,.

Ele é simples e complexo ao mesmo tempo pois uma altitude pré selecionada é na verdade uma atmosfera pré selecionada.
O altímetro é um Aneróide que mede as variações da pressão atmosférica, que junto com outros corrigem e mantém a altitude selecionada , assim, acompanha a curvatura da terra. Ele tem outras funções muito importantes, como ajudar em definir a velocidade para o pouso, já que esta sofre com várias variantes.
Se você sai de um aeródromo ao nível do mar, a pressão padrão é de 1013,2 hectopascal (hPa) e vai para La Paz, (13.323ft) e encontra uma pressão de 1037(hPa).

A velocidade para pouso é bem superior que ao nível do mar devido a baixa densidade e isso significa menor sustentação. Essa informação de pressão é ajustada no altímetro que antes do pouso deve ser corrigido com informação da torre de controle com estes dados e outras variantes como vento e peso e é calculado a velocidade do pouso e vice versa .

Sendo assim ,o Altímetro mede altura e altitude com Barômetro Aneroide que registra as alterações de pressão atmosférica.
Marcos “The Xhina” Rezende,
Aircraft Maintenance