Prainha ganha selo internacional de qualidade

Matérias - novembro de 2012

O Paraíso é aqui. Desde o início do mês passado, a Prainha, lugar até então povoada por surfistas agora ganha o selo Bandeira Azul que atesta a qualidade da praia e sua importância junto ao meio ambiente. Os esforços dos frequentadores e poderes municipal e estadual sempre caminharam para esse sentido. Desde o controle dos carros, a proibição e cadastramento de ambulantes, tudo, sempre foi em prol da preservação da Mata Atlântica e da exploração imobiliária. Aliás, hoje poderíamos não estar falando sobre o assunto, se no passado, um grande empreendimento fosse liberado para sua construção , uma curva antes apenas.

Com reconhecimento internacional agora luta para atender anualmente os 33 quesitos exigidos pela Foundation For Environmental Education e provar que pode continuar com sua balneabilidade nos 365 dias no ano. No próximo bimestre, deverá haver o controle de 600 pessoas por vez e o estacionamento será diminuído por isso. E as obras estão em pleno vapor. Novos banheiros estão em fase de conclusão.

Além da Prainha, também ostentam o selo a Praia do Tombo, no Guarujá, São Paulo, e a Praia Marina Costabella, em Marina Costabella, em Angra dos Reis. Criado em 1987, o título já certificou 3.203 praias em 46 países. Segundo o Prefeito Eduardo Paes, em junho ,no site do globo.com, “ A cidade tem a obrigação de ser modelo de ativos ambientais. E a praia é o mais simbólico e o mais importante ativo ambiental do Rio — disse o ainda candidato. Meio milhão em obras foram investidos pela Prefeitura para a construção de banheiros, postos de salva-vidas, estacionamento e rede de esgoto. Que venha Grumari!


Publicidade