Prefeito mostra como será a estação do BRT, na Barra

Matérias - setembro de 2011
No último dia 20, o prefeito Eduardo Paes e autoridades apresentaram como serão as estações de BRTs, ônibus articulados que trafegarão na TransOeste. Com um total de 39 estações como esta da foto, as composições levarão passageiros da Barra da Tijuca à Santa Cruz em cerca de meia hora. A plataforma tem 250 metros e fica bem próxima ao condomínio Novo Leblon, na altura do número 7.607. A previsão para termino da obra é para o primeiro semestre de 2012.
Criado em Curitiba e exportado para diversas cidades, tais como Bogotá, Pequim e Joanesburgo, o BRT consiste num sistema de transporte público com ônibus articulados que circulam em vias segregadas e por isso operam em velocidade maior do que uma linha de ônibus comum. O embarque de passageiros se dá em estações com plataformas compatíveis com o piso dos veículos, reduzindo o tempo de embarque e os bilhetes são vendidos antecipadamente.
As estações foram projetadas pensando em um ambiente sustentável, favorecendo a ventilação natural, com uma cobertura longa e captadores eólicos, que estarão sempre virados para o Sudoeste e farão uma ventilação forçada dentro da própria estação.. A Prefeitura estima que o investimento total das obras seja de R$ 800 milhões, beneficiando cerca de 220 mil pessoas por dia.



Créditos das fotos: Beth Santos/SubPrefeitura-Barra

Publicidade