Mais luz no mundial.
Depois de inúmeras matérias e diversos protestos dos moradores e alguns assaltos, a Prefeitura através da Rio Luz e da Secretaria de Conservação instalou cerca de 10 postes novos de iluminação no trecho entre os condomínios Pontões da Barra e shopping Barra World. Esta troca também se estende até a Alvorada em diversos pontos do canteiro central da avenida das Américas. Ao todo, 375 luminárias com lâmpadas de vapor de mercúrio serão substituídos por outras de vapor de sódio, mais econômicas e menos poluentes.
No Recreio, 54 pontos serão substituídos nas seguintes ruas: Tieta do Agreste, Adina Mera, Flávio de Aquino, Gelse Paciello da Mota, Linda Batista, Sandro Moreira, Guernica, Giocondo Dias, Marcos Mayerhofer e Clementina de Jesus.
Os moradores já sentiram a diferença, como o aposentado Ivanildo Soares do Nascimento que mora na comunidade Beira Rio e trabalha no comércio do Flag´s Center:
__” Eu passo aqui todo dia de noite e confesso que apesar da experiência de vida adquirida, tinha medo de passar aqui a noite para ir para casa, “brinca Ivanildo.
Muitos moradores dos 15 blocos costumam passar pelo trajeto para frequentar os dois supermercados ali próximos e sentiam receio apesar de não termos relatos de grandestermos relatos de grandes incidentes, somente pequenos furtos.
A nota triste fica a cerca de 100 metros deste local onde não existem iluminação e na entrada da Avenida Baltasar da Silveira(antiga Via9) vários postes estão com as luzes apagadas, sendo um com os fios expostos e caídos na ciclovia há mais de três meses.
Em frente ao condomínio Barra Bali e nas imediações do descampado próximo dali, a situação é idêntica.
Por email, a assessoria de imprensa da Subprefeitura informou que os serviços fazem parte do programa Reluz, que prevê a substituição de 32.480 pontos de luz com lâmpadas de vapor de mercúrio, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental. O aumento da luminosidade nos locais beneficiados pode chegar a 40%.