Prefeitura limpa canal e lagoinha. Moradores reclamam do aumento de mosquitos por causa das gigogas e esgoto

Matérias - janeiro de 2012

Nossa caixa de correios entupiu de reclamações no mês passado sobre a  volta dos mosquitos que parecem imunes aos fumacês que os condomínios andam contratando, já que aqui na região, o serviço público tem deixado a desejar no combate. Para minimizar,  a Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá informou que começou o trabalho de limpeza da Lagoinha, no Parque Chico Mendes e parte do Canal das Tachas, no Recreio dos Bandeirantes.

Reunidos às margens da Lagoinha das Tachas, no Parque Natural Municipal Chico Mendes, moradores do Recreio reclamavam, mais uma vez, do Culex quinquefasciatus, nome científico da espécie que havia retornado com força. Desde então, a prefeitura realizou ações pontuais de limpeza no local. Com a chegada do calor, porém, as gigogas — espécie aquática que cobre espelhos-d’água da região e atrai o mosquito — se multiplicaram. Os dois fatores, aliados ao esgoto despejado o ano inteiro em canais e lagoas, produziram um resultado que os vizinhos conhecem bem: uma nova infestação do Culex. O médico veterinário Claudio Salem, presidente da Associação Brasileira de Controle de Vetores e Pragas, explica a importância do alerta constante contra esse tipo de vegetação:

— A larva do mosquito procura um ambiente de água calma, e a mais calma que tem é aquela que fica entre as folhas da gigoga.  Moradores da Avenida Jarbas de Carvalho, em frente ao Parque Chico Mendes, reclamam dos gastos com fumacê que tem se mostrado ineficazes , além de dispendioso.

“Todo ano é  a mesma história. As vezes acho que o mosquito encara como um  brincadeira, não é possível”, desabafa o morador Aderbal Vieira, de 62 anos.   O médico lembrou que se o mosquito botar 300 ovos, teremos 300 larvas e 300 mosquitos. A proporção que isso toma é enorme e o bairro inteiro fica infestado. Ele não é transmissor de doenças endêmicas, porém sua picada causa prurido e a alergia pode virar uma ferida.No último balanço da Dengue divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, informou que houve quase 9 mil casos na Barra e Jacarepaguá e Recreio.


Publicidade