Com a crise instalada, devemos tirar o “s” da palavra crise e criar novos hábitos alimentares. Tenha em mãos a tabela das estações das frutas, verduras e legumes. Esta tabela poderá lhe auxiliar para uma melhor compra e produtos mais frescos e com melhor preço, e muito mais nutritivos.
Pela falta de espaço aqui no jornal peço a vocês que entrem no site www.jornaldorecreio.com.br e vejam lá na minha coluna que não é tão difícil fugir da crise. Coloquei separado em cores . Em amarelo, é o período de início de safra, com
tendência de alteração de preços. No verde, preços baixos e melhor qualidade. Já no vermelho é a fase de esquecer a comprar desses produtos, como ameixa em Abril ou a Pêra de Setembro a Novembro ou uva em Agosto. Isso , claro para frutas importadas. Para as do nosso solo querido o abacate de fevereiro a julho podem comprara a vontade.E o abacaxi de junho a novembro costumam estar com preços em conta. E em se tratando de hortifruti não podemos deixar de falar nos transgênicos que são alimentos produzidos a partir de organismos cujo embrião foi modificado em laboratório, pela inserção de pelo menos um gene de outra espécie. Alguns dos motivos de modificação desses alimentos são para que as plantas possam resistir às pragas de insetos, fungos, vírus, bactérias e ao uso de herbicidas.
Não sendo transgênico, dependendo do hortifruti, podem ter uma carga muito alta de agrotóxico para “preserva-lo” das pragas e com isso nós é que saímos perdendo. Hoje
em dia estamos cada vez mais perto dos alimentos orgânicos, quem sabe um dia as autoridades conseguirão entender que é muito mais barato trabalhar com a prevenção. Entre as amostragens analisadas, os alimentos que foram contaminados com uma frequência maior foram:
pimentão (80,0%),
uva (56,40%),
pepino (54,80%),
morango (50,80%),
couve (44,20%),
abacaxi (44,10%),
mamão (38,80%),