Ele passou boa parte do seus 40 anos na Tijuca e há um ano e meio decidiu junto com sua esposa Beatriz a se mudar de mala, cuia e protetor bucal para o Recreio. Recém morador da Guilherme de Almeida, Rhodes Lima , o locutor do canal Combate ainda conhece pouco do bairro. Na Grécia antiga, o Colosso de Rhodes era uma estátua de 30 metros em homenagem a Hélio, deus-sol. Vai ver que é por isso que ele é solar também. Praticante de esportes, bicicleta, crossfit e corrida , sempre na orla do Recreio, sonha em mudar de faixa, da roxa para a preta ,(mas ele mesmo disse que isso se conquista) quando treina com seu amigo e mestre Everaldo Penco na JJ Be One, na rua Desembargador Paulo Alonso 501. Sua imagem pode não ser tão conhecida para quem não é do mundo do MMA, mas basta a voz grossa entoar: “Calce suas luvas e coloque seu protetor bucal “ para você ligar nome a pessoa. Estivemos no Espaço UFC, do bar CEVADAS SA para uma conversa bem animada com o locutor que sonha em voltar ao rádio onde militou por 20 anos e deseja narrar partidas de futebol:
1) Como surgiu seu bordão? É quase um -Bem amigos da Rede Globo, não?
R: Foi por acaso. Eu falava antes de todas as lutas, agora, uso só nas principais. Um belo dia os lutadores, naquela hora em que o árbitro dá as instruções finais, e tasquei o bordão e ficou.
2)Já te chamaram para fazer algum comercial usando?
R: Seria uma boa…mas não. (risos)Até patenteei…
3) Você ficou anos como locutor de FM jovem, como surgiu a TV?
R: Fiquei 20 anos e gostaria de voltar…
4)Tem tempo para isso?
R: Não, mas vontade tenho. Quando eu conciliava as duas coisas, não tinha tempo para minha família. E foi aí que decidimos nos mudar e eu largar o rádio, afinal a Beat 98 já tava para acabar mesmo.. Às segundas, tenho reunião de pauta para o programa que fazemos no canal COMBATE às terças, 20H. Quartas, é dia gravar offs(voz de chamadas) para o canal. Nas quintas eu folgo. E nas sextas fico de sobreaviso para as pesagens. Sábado sempre tem luta.
5) Como arranja tempo para treinar seu esporte , o jiu jitsu?
R: Sempre pela manhã na medida do possível na Be One de Jiu-jítsu.
6) Vem cá. conheço você desde quando começou na Fluminense FM e poucos conhecem
seu jeito brincalhão e engraçado?
R: (gargalha) Não, mas tô tentando mudar. Desde a Beat 98 Fm quando tinha o ‘Mundo da Luta’ que tento mudar. Até porque entre uma conversa e outra tocava um funk ou um pagode. Eu e Ana Hissa que faz os comentários do Canal SporTV. Eu tentava quebrar essa digamos ‘rispidez’ do mundo das lutas que é muito forte ainda. Tem um lutador Gilbert Durinho, do UFC que quando ele venceu uma certa vez eu tasquei: – Vibra durinho, vibra durinho”…Ficou engraçado e pegou.Agora, na luta de São Paulo eu mandei outra: — Vamos acompanhar a entrada do Durinho..” (risos) É só para descontrair….Na pesagem, depois de dar os dados dos atletas eles tem que ir se pesar, aí mando: –Balança para ele –! É isso.
7) E a TV…como surgiu?
R: Então, em 2000, eu fui convidado para ficar de reserva da narração das Olimpíadas de Sidney. Como não entrei no ar acabei gravando umas locuções lá mesmo. Em 2006, em fui convidado para o time do COMBATE pela Solange Amado, que hoje ela está na FOX. Eu era a última opção. Tinha o Sergio Maurício, Lucas Pereira, João Guilherme, Daniel Pereira e eu. Só feras, né?
8) E futebol, tem vontade?
R: Tá pintando algo aí…vamos ver. Me preparo para isso.
9)Mas no futebol, são duas horas no ar contra 7 horas do MMA, tem algum cuidado especial com a voz?
R:Faço aulas de vocalize com a fonoaudióloga Silvia Boechat, da Globosat.
10) E o xixi?
R: Bom, procuro ir antes , claro, mas entre um card e outro temos 5 minutos para correr atrás do prejuízo(risos).E não dá tanta vontade assim, vai?
11) No rádio, tem umas músicas-chave,longas, como Faroeste Caboclo para emergências desse tipo….
R: Isso! Mas não dá tanta vontade assim. A última luta da Rhonda, o UFC 193, foram 7 horas de narração!
12) Já ficou rouco?
R: Graças a Deus não….
13) Pensa em narrar outros esportes, afinal, ano que vem, temos Olimpíadas..
R: Hipismo, sabia?
14) Jura, como assim?
R: Eu fui cavaleiro durante muitos anos pelo Colégio Militar. Meu pai foi da aeronáutica e sou interessado no esporte e monto. Não segui a carreira militar porque só queria saber de cavalaria e não dos estudos..(risos)
15) Não deve ser muito animado narrar uma prova de hipismo né? Vai lá….
R: Pode ser. Mas eu ganhei muitos troféus na época e como estou na área, porque não? Eu montei uma tempo no Haras Pegasos, em Vargem Grande, sabe aonde é? Um BH – Brasileiro de Hipismo. Ótimo animal.
16)Os amantes do MMA são muito críticos com seu trabalho? Falo isso porque caíram de pau no Galvão Bueno quando ele transmitiu a luta do Spider(Anderson Silva) pela TV GLOBO, o que você acha?
R: Hoje as TVs abriram para comentários dos internautas. Isso é fazer ele participar, usar a segunda tela em benefício da trasmissão. Bom, estamos nos adaptando. Não dá para agradar muito. Eles são muito apaixonados pelo esporte. Isso me ajudou a crescer e estudar mais. Estudo muito. Faço Jiu Jitsu e Muai Tay com o mestre Artur Mariano.
17) Já cometeu alguma gafe?
R: Pensei uma coisa e falei outra na luta do John Jones e Vitor Belford. Ele finalizou com um golpe chamado “Americana” e eu insisti ”Kimura, kimura”. Mas era o contrário, a posição da mão era para cima e não para baixo. A luta principal do ano e cometi essa gafe. Caíram de pau em mim, mas pensei certo, só falei errado.