Em tempos de queimadas descontrolados por quase todo o país, uma atitude nobre e voluntariosa irá acontecer nesse sábado 21 /09 pelas orlas do Recreio e Barra da Tijuca e do mundo. Nesta data, estima-se que mais de 35 milhões de pessoas em 125 países se envolvam em ações que visam à limpeza de praias, rios e lagoas. Vale lembrar que dia 21 de setembro é celebrado o dia mundial da árvore, tema tão debatido nas últimas semanas.
O Dia Mundial de Limpeza Costeira terá vários eventos em diferentes partes do mundo e aqui na região. Por aqui, ações acontecerão na Prainha, Praça Tim Maia, nas balsas do condomínio Pontões da Barra(pier) e no Quebra Mar.
Os organizadores do movimento Clean Up The World esperam reunir mais de 20 mil voluntários em diferentes pontos do Rio, das 10h às 13h.
Paralelamente, o movimento SOS Lagoas, que completa seu primeiro aniversário, e o Projeto Uça se unirão em dez mutirões simultâneos, marcados para as 9 H. Sete deles estarão em diferentes pontos do Canal de Marapendi, dois no entorno da Lagoa de Marapendi.
— Todo mês nós organizamos mutirões em um único ponto. Desta vez, aproveitamos a data para reunir mais pessoas e contemplar mais locais. Perde-se na economia, no turismo e na saúde. Nossos esforços são para um dia não ser necessário realizar esta limpeza — explica Cristiana Queiroga ao Jornal O Gobo Barra. Ela é criadora e gestora do SOS Lagoas.
Para participar , basta chegar a um dos locais citados no início. No Condomínio Pontões da Barra será a primeira vez o engajamento. Serão distribuídas sacolas plásticas biodegradáveis e luvas aos voluntários, e todo o material coletado será destinado a coleta seletiva ou a aterros sanitários. Para obter mais informações sobre os pontos de encontro das ações do SOS Lagoas e do Projeto Uça basta acompanhar a página do Instagram unidos_vamos_salvar_as_lagoas. Para os eventos do Clean Up The World, devese consultar a página da Amigança Produções no Facebook.