“Adotar uma praça não é só estar disponível para limpá-la. Adotar é um ato de amor, cuidado, cidadania e empatia, que cria uma nova realidade “. Assim está escrito na página do facebook dos Vigilantes da Praça Drault Ernanny( #pracadraulternanny ), no Recreio, um grupo formado por moradores no entorno do logradouro. Esse sábado(11/01), a partir das 9 H, o grupo formado recentemente vai se reunir para recolher mais assinaturas e seguir com mais projetos na praça. A iniciativa já colhe efeitos a olhos vistos. As “corujinhas do bem” plantaram mudas, limparam, varreram, roçaram e cuidaram da praça que estava praticamente abandonada pelo poder público.
A inciativa partiu da moradora Lídia Gama e com muito apoio da Associação dos Moradores do Recreio(A.M.O.R.):
__”Os constantes eventos na praça como festas juninas indevidas estavam acabando com o lugar. Tem partes da grama que nem nascem mais. De tanto pedir a Prefeitura para não dar o Alvará, decidimos adotar a praça e cuidar dela”, desabafa a moradora.
Em 2018 , vale lembrar , que uma festa junina foi realizada sem alvará no local e no ano passado realizada novamente com nada a opor assinado pelo então Superintendente da Barra, Recreio e Vargens na ocasião, só que ele, já morava há 3 meses , em Orlando na Flórida, distante alguns milhares de quilômetros do Recreio. Mistério até hoje.
Um último mutirão foi realizado esse ano, dia 04/01 e o local ganhou novas mudas e um novo cuidado com sinais evidentes de amor à natureza. Foram realizadas oficinas de pintura e atividades para as crianças. Animais corriam soltos pela grama verde num dia de sol e céu azul.

Nesse sábado , além do recebimento das assinaturas, outras atividades estão programadas:
__”Vamos coletar para nossos parceiros que vão habitar a ‘Estação do Bem: Instituto Mangue Vivo ‘- óleo usado em garrafas pet; tampinhas de garrafas para a Rio Eco Pets, baterias e pilhas -, no caso a rede ‘Pão de Açúcar’. Além disso, o Recicla Surf vem sempre nos ajudar e é outro parceiro’. Para evitarmos o uso indevido da praça, resolvermos adotar e nos unirmos em prol do nosso bem estar. É uma história bonita. Batemos de porta em porta e conseguimos muitos adeptos. O último mutirão foi muito legal. Vai ser uma praça modelo do Recreio , lembra Lídia bem animada com a ação.
.



Certamente o político e médico Drault Ernanny de Mello e Silva deve estar orgulhoso dessa homenagem .