O Instituto Pereira Passos (IPP), órgão ligado à Casa Civil da Prefeitura do Rio de Janeiro, informou ano passado que uma em cada quatro pessoas na capital tem algum tipo de deficiência ou algum tipo de mobilidade reduzida, seja motora ou intelectual. Além dos fatores congênitos, acidentes e disfunções, a violência urbana e o elevado percentual de idosos contribuem para manter o índice acima da média nacional. Ainda segundo o estudo, que considera o último censo do IBGE, cerca de 25 % da população carioca – equivalente a 6,32 milhões de habitantes – estão enquadrados nessa categoria: são mais de 1,5 milhão de pessoas.
Para informar melhor essa população, mostrar novidades tecnológicas e trazer cultura e diversão junto com debates sobre o assunto que o evento “SESC – Cidade da Inclusão” acontece semana que vem , dias 06, 07 e 08 de dezembro na Arena Carioca 2 no Parque Olímpico.
O evento chega à 3ª edição com muitas novidades e atrações. A exposição reunirá produtos e serviços para reabilitação, além das últimas novidades em tecnologias assistivas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, levadas por importantes empresas.
__ “Milhares de brasileiros não sabem que 1 em cada 4 pessoas pode ter direito à isenção de impostos. Só no Rio de Janeiro, mais de 4,5 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência e o direito à isenção.
“No evento, os visitantes receberão todas as informações sobre os benefícios e orientação de como obtê-los de forma gratuita. Queremos oferecer o que há de mais moderno no mercado, mostrando que há muitas oportunidades para esse público. Eles não estão sozinhos”, diz Denis Deli Alves, um dos idealizadores da SESC – Cidade da Inclusão 2019.
Clodoaldo Silva, nadador paralímpico brasileiro é o padrinho do evento organizado pela Revista Universo Inclusão e apoio do Sesc.
Uma variedade de atrações artísticas e culturais faz parte deste grande evento para toda a família. Uma das novidades é a realização do Concurso Miss Cadeirante, além da 1ª Edição do Miss & Mister Down – concurso de beleza para modelos com síndrome de down, que fará sua estreia nos palcos da feira.
Destaque especial para o conteúdo técnico preparado para os três dias de evento. Uma grande “Arena do Conhecimento” terá grade de palestras variadas, abordando temas de interesse da pessoa com deficiência, familiares e profissionais do setor, realizado por renomados especialistas.
O evento mostrará novidades do mundo tecnológico, como a bengala inteligente que promove a participação plena na sociedade por meio de três recursos: detecta os obstáculos inesperados no nível da cabeça e do peito avisando o usuário. Ele suporta interação de voz com seu microfone, alto-falante e touchpad. Também pode ser emparelhado com smartphones e, dessa forma, pode obter recursos adicionais por meio de atualizações de software.
“Um exemplo que ilustra os recursos atuais do WeWALK (bengala inteligente) é que os deficientes visuais agora podem obter instruções GPS passo a passo pelo Google Maps e acessar o serviço de assistente de voz Alexa, da Amazon, diretamente via WeWALK”, explica Cleiton de Sousa, coordenador de marketing do Mais Autonomia. O WeWalk já está presente em 27 países, como EUA, Reino Unido, Japão e Alemanha.
Além da bengala, outra tecnologia apresentada serão os óculos que leem textos para pessoas com deficiência visuais ou baixa visão e reconhecem rostos. O aparelho, de tecnologia israelense, tem câmera intuitiva acoplada à armação dos óculos do usuário que fotografa, escaneia e transforma textos de qualquer superfície em áudio instantaneamente, além de reconhecer rostos e objetos. O dispositivo pode ser financiado em até 60 vezes por linha de crédito do governo federal para tecnologias assistivas
“O local escolhido para a realização do evento é totalmente acessível, já que foi construído para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. O espaço é coberto e climatizado, garantindo mais conforto a expositores e visitantes. Outro ponto positivo é o estacionamento gratuito com mais de mil vagas”, informa Denis Deli.
Localizado em uma área nobre da cidade, a Arena Carioca 2 tem acesso facilitado, principalmente pelas obras de infraestrutura realizadas para atender às demandas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, incluindo a estação do BRT, que fica em frente ao complexo de eventos.
A Arena Carioca 2 tem 4.000 mt² de área coberta, além de grande espaço ao ar livre onde serão montadas atrações, como equoterapia e uma super pista de test-drive com veículos adaptados e disponíveis para venda com isenção de impostos para pessoas com deficiência e/ou familiares.
O evento SESC – Cidade da Inclusão 2019 é realizado pela revista Universo da Inclusão.
SERVIÇO:
SESC – Cidade da Inclusão 2019
Datas: 06, 07 e 08 de dezembro
Local: Arena Carioca 2 – Parque Olímpico (Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ)
(estacionamento gratuito no local)
Patrocínio: SESC-RJ
Mais informações e credenciamento: www.universodainclusão.com.br