Stock Car: Foi a Última?

Matérias - agosto de 2012

Desde o início do ano o Jornal do Recreio tem ficado alerta sobre as informações relativas ao Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá. Após o anúncio da Prefeitura de que o local daria lugar ao Complexo Olímpico  com as Arenas Multiuso, Velódromo  e outros esportes, além do Centro de Imprensa, qualquer competição no local é anunciada como a última. No mês passado fomos conferir a etapa carioca de Stock Car, com arquibancadas vazias, vencida pelo “japonês voador”, Allan Khodair. Percorremos o circuito a pé e vimos um local de total abandono. O mato cresce, o lixo é abundante e as estruturas metálicas estão completamente comprometidas  e cheias de ferrugem. No meio do atual traçado , próximo à ponte arqueada que foi construída para passar sobre o circuito antigo da Indy  e que quase não foi usado, permanece a falecida estrutura metálica que ficava na reta dos boxes onde os fotógrafos e televisão pegavam o ângulo de  largada e chegada dos carros. Está ali, corroída e esquecida. Entre polêmicas , atrasos no início das obras, o COI já alertou para o atraso nas obras.

O projeto do escritório Aecom assinado pelo inglês Adam William Bill Hanway foi anunciado no ano passado e é constantemente alvo de críticas. A última é que traria impacto ambiental  ao ecossistema local. Além disso, os amantes do automobilismo, junto com as  confederações alegam que existe  a possibilidade de se construir no complexo olímpico junto com o autódromo. Pelo projeto apresentado ano passado não vimos como. Veja em nosso site a planta oficial do projeto.

Em Julho, O Globo informou que a área cedida pelo Exército , em Deodoro é utilizada desde os anos 50 para treinamento de tropas no uso de armas como granadas e minas terrestres. Não há registro de quantas ficaram. e não existem estudos comprobatórios que mostrem onde estão os artefatos, portanto é inadequada para a construção do novo autódromo. Só para lembrar , um aluno da Escola de Sargentos morreu após uma explosão de uma granada em um dos treinamentos no local em Julho. Não há registro de quantas minas ficaram no solo. As razões do acidente ainda não foram determinadas. Enquanto isso o Exército proibiu qualquer atividade civil no local.

Para 2016, só restam agora quatro anos e a cobrança aumentará. E pelo jeito, o automobilismo corre um sério risco de ficar a pé para a tristeza  dos amantes do esporte e dos profissionais, como Cacá Bueno que após a corrida lamentou o destino do autódromo  e lembrou que sua primeira foto tirada no circuito foi com o campeão Ayrton Senna quando tinha 7 anos de idade e isso foi determinante  na sua trajetória e decisão em se tornar piloto.


Publicidade