O olhar é compenetrado e de interessado em ouvir a todos. E as respostas estão sempre na ponta da língua. Tiago Mohamed que acabou de ser nomeado para mais quatro anos a frente da Sub Prefeitura da Barra, Recreio, Jacarepaguá e Vargens, passou quase que um domingo inteiro sob sol forte ouvindo moradores e suas reclamações numa barraquinha simples e improvisada na altura da Gláucio Gil. Os moradores meio que timidamente foram se chegando e aproveitando a presença do administrador da maior área urbana do município, sob seu comando , junto com seus assessores, anotando e principalmente fazendo uma pesquisa sobre a volta da área de lazer, inclusive, no Verão, quando a Lúcio Costa fica fechada ao trânsito.
Entre uma “ouvidoria” e outra, Tiago foi simpático e nos atendeu gentilmente:
1 – Qual o balanço que se faz nesses quatro anos que passaram?
R: Positivo. Conseguimos fazer muito na região. Foram 27 ruas asfaltadas e duas praças no Recreio. Vem mais aí. Obras que pareciam impossíveis de se fazer, como o BRT , já fazem parte do nosso presente. Quero continuar com o projeto “Guardiões do Rio” e melhorar a qualidade do nosso complexo lagunar.
2 – Qual foi o seu “gol” e a sua “bola na trave”?
R: Olha todas essas intervenções que citei foram golaços; a área de lazer, o asfaltamento de vias importantes; a limpeza. O saldo acho que é positivo. Nós adotamos uma política de receber a todos, ouvi-los. Isso para mim é ótimo, um avanço. Agora , a “trave” deixo para as pessoas criticarem..É difícil nesse momento achar uma “trave”..(refletiu)
3 – Você vem para cumprir mais quatro anos. Já pensou em se candidatar a algum cargo eletivo?
R: No momento, estou bem na Prefeitura e servindo a um ex-Sub Prefeito do setor, Eduardo Paes.
4 – Como funciona o “Sub-Prefeitura no seu bairro”?
R: Isso que você está vendo aqui. Uma barraca simples com meus assessores me ajudando a ouvir os moradores. Eu poderia estar descansando, mas tenho interesse em melhorar. Estivemos em Jacarepaguá. Hoje, no Recreio. Depois, vamos para a Barra.
5 – Mesmo com o programa Guardiões do Rio, porque o complexo Lagunar ainda está sujo e o das Taxas, em situação crítica?
R: Olha, o tratamento está sendo feito, a Cedae está cumprindo seu papel. Já temos a elevatória em funcionamento e a Estação aqui da Gláucio Gil, também. Veja que já ouvi aqui 3 pessoas reclamando dos mosquitos. Eles fazem parte do ecossistema, não tem jeito. E quem diz isso não sou eu. São os biólogos que são categóricos na afirmação. Mas já está bem melhor.
6 – Quando diminuirão as filas no Lourenço Jorge?
R: Já foi pior, principalmente quando o Pedro II estava fechado. Mas as clínicas da família, com a medicina preventiva e a UPA na Cidade de Deus melhoraram consideravelmente essa questão. São mais de dez clínicas em quatro anos. Isso é bom.
7 – Recebemos muitas queixas sobre as condições dos postes aqui no bairro, principalmente, após as obras da Bandeirantes e Américas. Exis te algo que a Sub pode fazer e pressionar as concessionárias??
R: Estamos em cima, porém , veja que não é fácil esse trabalho. O 1746 nos ajuda muito. É preciso reclamar mesmo.
8 – O RJ- TV mostrou recentemente adolescentes usando drogas na Praça Tim Maia, o que é Prefeitura pode fazer para acabar com esse problema?(Existe uma praça Aires da Mota Machado Filho e Klara Zilberneck que tem fama de Praça da Maconha!
R:O problema lá é mais grave, parece ser de tráfico mesmo. Já temos a Guarda presente lá. Agora, na praça recém inaugurada, quando estivemos nenhum morador mencionou esse problema.
9 – Moradores das ruas próximas à praia tem reclamado, e muito, dos carros estacionados irregularmente nas calçadas e entradas da garagem, existe alguma ação para coibir isso?
R: Acho que foi atípico e mais ligado ao Carnaval. Agora o 1746 para esses casos funciona e muito rápido. Vamos ver a possibilidade de um sinal na Marechal Falconiere por causa do fluxo que vem da ponte de madeira.
10 – Moradores tem reclamado da falta de sincronismo dos sinais das Américas. Em alguns , ele não fica nem 20 segundos.Existe algo para melhorar?
R: Vi aqui nas reclamações que constam esse problema. Vou pedir ao presidente da CET Rio para rever isso e acabar com o problema.
11 – Muitos desejam que a Benvindo seja totalmente livre, inclusive , com uma passagem pelo parque Chico Mendes.
R: Olha, ainda está meio a meio essa questão. Os moradores do lado da via , mais perto da praia , são contra por exemplo.