Os que nasceram na década de 70 , e eu me incluo nessa lista, vão lembrar. Numa época em que não existia celular, redes sociais , shopping centers, a diversão da criançada era ir à Lagoa Rodrigo de Freitas e passar uma tarde de longas filas no Tivoli Park. Criado por Orlando Orfei, dono de circo , o sonho de 9 entre 10 crianças era passar o dia naquele centro de entretenimento, com bicho da seda, montanha russa, barco Viking e Conga – A mulher Gorila. Depois de 25 anos, o Tivoli Park está de volta à cidade do Rio. Sucesso entre as décadas de 70 e 90 onde hoje é o Parque dos Patins, na Lagos, o novo espaço abre as portas no sábado (10), agora na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
Na primeira fase, são 20 atrações, com dois brinquedos originais da época– o Barco Viking e o Bicho da Seda, uma espécie de carrossel em alta velocidade com gôndolas para duas pessoas.
A entrada é gratuita, e cada atração custa R$ 10.
“Estamos reconstruindo junto dos cariocas. Então, se você tem história pra contar, se você tem suas memórias, venha revisitar o nosso parque”, diz Frederico Reder, empresário cultural e responsável pela volta do parque.
Na segunda fase, está prevista a instalação da maior montanha russa móvel da América Latina.
Por causa da pandemia, a capacidade máxima vai ser reduzida a 5 mil pessoas por dia. O parque também seguirá todas as regras de proteção contra a Covid-19, com uso obrigatório de máscara e de álcool em gel antes e depois de cada brinquedo.
Também haverá medição de temperatura no acesso ao parque e totens de álcool em gel espalhados pelo local.
Reder explica ainda que todos os equipamentos passarão por uma higienização completa uma vez por semana.
O parque ocupará um espaço de 50 mil metros quadrados e funcionará no Via Parque Shopping.
O funcionamento nos fins de semana e feriados é das 10h às 22h.
Serviço:
- Endereço: Av. Ayrton Senna, 3.000 – Ao lado do estacionamento do Via Parque, Barra da Tijuca.
- Valor: Acesso gratuito. Cada atração: R$ 10
- Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 17h às 22h; sábado, domingo e feriados, das 10h às 22h