O mercado de lançamento de automoveis ficou parado por dois anos. E agora, aos poucos, vem mostrando suas novidades. Dessa vez, é a HONDA. A montadora japonesa lançou por aqui o HR V em 2015. Foi um sucesso e reinou por anos na categoria SUV média.
Agora está para chegar as lojas uma nova versão. As duas versões de entrada, equipadas com motor 1.5 aspirado de 126 cv e 15,8 kgfm e câmbio automático CVT, chegam às lojas no início de agosto. As outras duas, mais completas e com o inédito propulsor 1.5 turboflex, serão lançadas somente em outubro. As especificações desse motor ainda são mantidas em segredo.
Todas as configurações do novo HR-V trazem de série o Honda Sensing. O pacote inclui frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, ciclistas e motociclistas, alerta de saída de faixa com centralização e ajuste automático do facho alto do farol. O controlador de velocidade adaptativo (ACC) incorpora uma nova função, na comparação com o sistema do City.
O HR-V EXL ainda tem como itens de série faróis de LED com acendimento automático, acesso por chave presencial, partida por botão, bancos de couro, central multimídia com tela de 8 polegadas e conexões Android Auto e Apple CarPlay sem fio, câmeras de ré e no retrovisor direito e retrovisor interno eletrocrômico.
O volante, ligeiramente diferente na comparação com o do City, tem a almofada central arredondada . Alavanca de câmbio e central multimídia são compartilhadas com hatch e sedã compactos, assim como o motor aspirado. E essa talvez seja a decisão mais polêmica da Honda em relação ao novo HR-V. A unidade 1.5 de quatro cilindros tem 16 cv e 1,6 kgfm a menos do que o antigo 1.8 de 140 cv e 17,4 kgfm. A geração atual ainda é cerca de 40 kg mais pesada.
As medidas do novo HR-V são bastante semelhantes às da versão anterior: 4,33 metros de comprimento e 2,61 m de entre-eixos. Com o assoalho quase plano, o quinto adulto não viaja desconfortável — há muito espaço para cabeça e pernas.
Só é preciso algum cuidado ao desembarcar, já que a moldura das portas é baixa, consequência da reformulação completa do exterior e adoção de um estilo mais próximo ao de um SUV cupê.
Os valores não foram divulgados, mas certamente virá acima de R$ 130 mil… E aí gostaram das mudanças?