Vivendo Melhor – Março de 2011

Matérias - março de 2011

Olá pessoal. Faltam poucos dias para a maior festa popular do Brasil e já está imaginando como vai comemorar esse período de folia. O carnaval se aproxima e muita gente já está no clima. São os ensaios das escolas, os blocos das nas ruas e até mesmo aquela rodinha de samba com os amigos.
    Um outro bloco que está nas ruas é o da Vigilância Sanitária que  reforça as ações junto aos comerciantes e responsáveis por barracas que vendem alimentos nos quatro dias da festa.
    Mas não podemos deixar toda esta responsabilidade para a vigilância sanitária. Você sabe que não há como controlar tudo ainda mais nesta época.
    A mudança do estilo de vida nesta época pode lhe trazer conseqüências como intoxicações, diarréias e até o aparecimento de algumas doenças cardio vasculares.
    A alimentação é uma necessidade vital. Uma vez que se observe certas recomendações, ela atuará como fator preventivo e promotor de saúde. Ao preferir uma refeição balanceada com vitaminas, sais minerais, proteínas, hidrato de carbono, gorduras e fibras, você estará criando condições para um melhor desempenho físico. Não vamos aqui para você fazer isto no carnaval mas vamos pedir para você TENTAR, afinal de contas,  “prevenir é melhor que remediar”. Potanto amigos  sigam os mandamentos abaixo para garantirem a festa nestes 4 dias.
    1. As intoxicações alimentares e as diarréias são comuns durante o Verão, por isso, tome cuidado na hora de escolher os alimentos e prefira carnes brancas, frutas, legumes e verduras frescos, não esquecendo de lavá-los bem antes do preparo;
    2. Ao ingerir alimentos fora de casa, observe a higienização do local, dos utensílios, dos alimentos e do vendedor.
    3. Observe as características próprias dos produtos e, na dúvida, não consuma. Principalmente alimentos de vendedores ambulantes de itens perecíveis nas praias;
    4. Coma frutas ricas em vitamina C, que são antioxidantes, auxiliam o trabalho do fígado e garantem o bronze: laranja, acerola, morango;
    5. Evite jejuns prolongados. Carregue sempre uma barra de cereais na bolsa. Faça de quatro a seis refeições diárias leves;
    6. Beba água filtrada, fervida ou mineral. E lembre-se: a ingestão de líquidos nessa época deve aumentar de dois litros para três ou quatro diários.
    7. Dê preferência a refeições leves, como sanduíche caseiro ou salada de frutas, antes da festa. Isso evita que venha a passar mal na folia;
    8. Dê preferência aos sucos naturais, no lugar de refrigerantes e bebidas alcoólicas. Se não resistir, coma petiscos leves simultaneamente e evite pular demais para não vomitar. 9. Aplique protetor diariamente, com FPS adequado à sua pele. Não esqueça do protetor labial, 30 minutos antes de sair de casa.
    10. Use óculos escuros de boa qualidade, especialmente os que bloqueiam as radiações UV, para prevenir doenças oculares.
José Abreu é Farmacêutico Bioquímico e Químico Industriual com especialização na Alemanha através da Alfried Krupp von Bohlen und Halbach Stiftung. Atulamente é Consultor Técnico Científico e Responsável Técnico da Denagen Farmácia de Manipulação.
joseabreu100@googlemail.com


Publicidade