Olá Amigos do Recreio.
“Das damas às cozinheiras, Ninguém resiste ao mormaço, Das minhas doces olheiras” …. diz a música “Doces Olheiras”, de João Bosco.
Mas a grande maioria não acha as olheiras tão doces assim…
Cansada de lutar com os problemas de olheiras, a secretária executiva, Irene Lang, usava maquiagens para disfarçar a escuridão debaixo dos olhos. Ficar sem corretivo na região, nem pensar, comentam. Para amenizar o desconforto, Irene utilizava truques caseiros, mas os resultados não apareciam. Bastava olhar-se no espelho e lá estavam as olheiras a vista. No dicionário “olheiras” está definida como: “manchas escuras ou azuladas que aparecem nas pálpebras inferiores, em consequência de enfermidade, insônia, ou cansaço físico ou mental”.
Além destas razões as olheiras surgem por outras causas como segue:
1. Vascularização
Algumas pessoas, por questões genéticas, têm grande número de vasos sanguíneos sob a pálpebra inferior. Como a pele da pálpebra é muito fininha, consegue-se enxergar esses vasos por transparência. Se essa for a causa da olheira, ela tem um tom arroxado.
Além disso, os vasos sanguíneos dessa região são estreitos e frágeis. O fluxo de sangue é lento e pode haver escape de células sanguíneas para fora dos vasos. As células “perdidas” são destruídas pelo organismo. Como produto das reações químicas envolvidas na destruição, surge um pigmento marrom, a hemossiderina. O acúmulo acentua as olheiras. Nesse caso, a olheira fica acastanhada.
Qualquer estímulo que cause dilatação dos vasos acaba aumentando as olheiras. É o caso da bebida alcoólica e, nas mulheres, da época perto da menstruação.
2. Pigmentação
Por causas genéticas, algumas pessoas acumulam melanina na pálpebra inferior. Esse pigmento acastanhado escurece a área. A idade e a exposição ao sol também aumentam a quantidade de melanina de toda a pele, inclusive dessa região, acentuando a olheira.
A maioria das olheiras é causada por esses dois fatores citados, mas existem outros que podem influenciar, tais como: espessura da pele da pálpebra inferior, hereditariedade, sol, cansaço, alergia, configuração óssea (Algumas pessoas têm olheiras porque os olhos são mais fundos) e bolsas de gordura que não são propriamente olheiras, mas também incomodam.
Outros tratamentos também são empregados para atenuar as olheiras como compressas geladas com chá de camomila ou chá verde, Luz pulsada, laser de ação para pigmento ou com ação vascular. Evitar o sol é mais uma recomendação, mas o que recomendamos é o tratamento com HALOXYL®.
Haloxyl é um moderno produto para a redução das olheiras. É uma associação de 2 matrikinas (moléculas mensageiras envolvidas no processo de comunicação celular): Pal-GHK e Pal-GQPR, com N-hidroxisuccinimida (NHS) e Crisina, um flavonóide.
Haloxyl é usado no tratamento reestruturante e despigmentante dos tecidos conectivos frágeis do contorno dos olhos. Seu efeito antiinflamatório contribui para redução da vasodilatação e da permeabilidade dos vasos capilares.
O N-hydroxysuccinimide age formando um complexo com o ferro, facilitando a eliminação do mesmo. A Crisina auxilia a eliminação da bilirubina, um derivado da hemoglobina e as matrikinas Palmitoyl-Gly-His-Lys e o Palmitoyl-Gly-Gln-Pro-Arg reforçam e tonificam o contorno dos olhos.
Hoje o Haloxyl na forma de gel ou loção, se apresenta como a mais moderna e eficaz forma de prevenção de olheiras. No entanto, uma boa noite de sono pode ajudá-la(o) a atenuar as olheiras e o inchaço com mais tranquilidade.
Um abraço e até a próxima.