Começa a maior feira literária da América Latina

O que rola por aí? - setembro de 2015

De hoje a domingo o Riocentro vai receber milhares de pessoas ávidas por leitura  na 17ª edição da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro  que  reúne mais de 200 autores autores brasileiros e estrangeiros.Ficção, infantil, o conturbado mundo adolescente e muitas outars opções vão estar disponível para uma simples leitura ou consumo em todos os pavilhões do complexo. Entre os principais destaques está a atenção dada à literatura jovem, que reúne nomes consagrados como Thalita Rebouças, até estreantes como Pathy dos Reis, que ficou conhecida no YouTube.

Thalita Rebouças lançará dois livros no evento. “Fala sério, irmão! Fala sério, irmã!”, é o sétimo da série que a consagrou como uma das principais autoras para adolescentes do país. Ela também lança “Um ano inesquecível”, em parceria com as autoras Paula Pimenta, Bruna Vieira e Babi Dewet. Contando com os lançamentos, já são 20 livros na carreira. Ela se considera uma “rata de Bienal” e acredita que boa parte de seu sucesso se deve ao evento.

bienal news_004-1900x700_c

Alguns Temas e Palestras da Bienal do Livro Rio 2015

Café Literário

O Café Literário é uma das extensões proporcionadas pela Bienal do Livro. Nele, os participantes poderão debater abertamente e discutir vários temas com os palestrantes.

Literatura, política, conceitos, artes, música, humor, quadrinhos, educação, entre outros, são alguns dos destaques do Café Literário. Jornalistas, músicos e escritores como Colleen Hoover, Italo Moriconi, Will Gompertz, Zuenir Ventura, participaram de edições anteriores e participarão da Bienal do Livro Rio 2015.

A artista recifense Clarice Freire, criadora do Pó de Lua, dividirá a mesa com Rui de Oliveira e Bianca Mol. O tema em questão será o “Com a Palavra, as Imagens: o Papel Narrativo das Ilustrações”. O debate será no dia 13 de setembro.

Um dos palestrantes do Café Literário é o ex Legião Urbana, Dado Villa Lobos. A palestra terá o tema principal “Como expressar em palavras o sentimento que a música desperta?”.

Juntamente com Mauro Gaspar, Charles Gavin e Arthur Dapieve, Dado Villa Lobos irá debater essa e várias outras questões em que a música e as letras conversam entre si. O ex Legião marcará presença na Bienal do Rio 2015 no dia 13 de setembro.

O prefeito Eduardo Paes também estará no Café Literário 2015. O tema discutido será “A Olimpíada Carioca: Planos para a cidade”. A palestra vai abordar os preparativos em andamento para os Jogos Olímpicos do Rio 2016, o legado para a vida do carioca e as intervenções urbanísticas.

Cubovoxes, Conexão Jovem e Sarall

Além do Café Literário, a Bienal do Livro contará com o Cubovoxes, Conexão Jovem e Sarall – alguns dos setores destinados a debates e palestras.

Discussões de livros, poesias, quadrinhos e vários outros, também são características destas vertentes, que tem o intuito de entreter ainda mais o público. Essas questões tem como base despertar o interesse dos jovens pela cultura e incentivar – cada vez mais –  a leitura.

 

No outro extremo está Pathy dos Reis, de 26 anos, dona de um canal no YouTube com mais de um milhão de inscritos, que aposta na ficção policial na sua primeira incursão pelo mundo da literatura. Ao lado de Maria Carolina Passos, também de 26 anos, que é roteirista do programa na internet, ela assina a autoria de “Blasfêmia”.

O canal de Pathy na internet tem um público formado por jovens adultos, em sua maioria, com idade entre 18 e 25 anos. Ela acredita que o livro tem uma maior abrangência e deva atingir pessoas entre 16 e 30 anos.

 

De 3 a 13 de setembro, no Riocentro (Página Oficial) – Rio de Janeiro, RJ.

Horários de Funcionamento
3 de setembro: 13h às 22h
7 de setembro (feriado): 10h às 22h
Durante a semana: 9h às 22h
Fins de semana: 10h às 22h

Valor do Ingresso:
R$ 16,00 (Inteira)
R$ 8,00 (Meia-Entrada)

Evite Filas, adquira já o seu ingresso online: https://www.ingressorapido.com.br/compras/?id=42009#!/

Mais detalhes e informações, acesse nosso site:
http://www.bienaldolivro.com.br/

Pathy tenta disfarçar o nervosismo da estreia, mas não consegue esconder a ansiedade do encontro com o público.

“Estamos bem ansiosas. Não consigo imaginar como vai ser. É um evento muito grande. Ir como participante e compartilhar a nossa história é muito empolgante”, disse ela.

Pathy e Maria Carolina estarão na Bienal do Livro do Rio no domingo (13), às 13h.


Publicidade