As varizes são ”coisa de mulherzinha”! Quem já não falou ou ouviu algum amigo dizer isso? Porém, isso não é verdade e por eles demorarem para procurar atendimento médico geralmente são os piores casos que já tive no consultório. Não se trata apenas de estética, mas sim, da saúde.
As varizes surgem quando as veias das pernas se tornam dilatadas e tortuosas. Dentro das veias, existem pequenas válvulas que deixam o sangue circular apenas em direção ao coração. Quando estas válvulas não funcionam, o sangue acumula nas pernas, causando inchaço, sensação de peso e mais dilatação das veias.
A principal causa das varizes é a herança familiar. Se os pais tem, é provável que os filhos herdem. Alem disto, peso, sedentarismo e o estilo de vida também contribuem para seu desenvolvimento.
Assim que percebem as varizes, as mulheres geralmente procuram o especialista. Já os homens, em geral demoram um pouco mais para reconhecer o problema. Somente quando sentem dor, inchaço ou percebem manchas marrons nas pernas resolvem dar atenção ao problema, essa demora para reconhecer e tratar -las só aumenta os riscos de complicações
As varizes são diagnosticadas pelo cirurgião vascular através da anamnese (entrevista com o paciente) e exame das pernas, ele pode solicitar um ultrassom Doppler. Este exame verifica se as veias estão funcionando corretamente.
A melhor forma de prevenir as varizes é praticar atividade física, controlar o peso e procurar atendimento médico rotineiro.
Os melhores exercícios são aqueles em que se faz movimentos repetitivos com as pernas em ambientes aquáticos que reduzem a sobrecarga nas articulações e promovem drenagem pela força da àgua. Levantar pesos na academia não é proibido, mas devem ser escolhidos exercícios de repetição e com pouca carga.
Assim aqueles que já notam varizes nas pernas devem esquecer o preconceito e procurar o cirurgião vascular para avaliação e tratamento adequado.
A demora pode causar piora e várias complicações. Com o tratamento correto, os homens podem ter pernas muito mais saudáveis.Me escrevam, falem comigo que explico melhor e posso ajudar. O meu perfil no facebook é accura e o site é accurarj.com.br
morisson@terra.com.br