Auto News

Auto News – Julho de 2012

Auto News - julho de 2012

Dessa vez tenho que me render a uma custom, mas não qualquer uma, a IRON. Confesso ser usuário e admirador de motos “big trail”, no entanto, há alguns meses venho notando a presença de uma moto que me chama atenção no trânsito pela característica “bandida” e de um jeito meio “fuçado”. A surpresa veio quando vi duas iguais num sinal !! Impossível, pois um dos costumes dos “harleiros” é a identidade, sendo a sua moto reflexo de sua personalidade. Ao entrar em uma autorizada em São Paulo achei esse modelo tão cativante e único, era a IRON !.   E o melhor, era só um pouco mais cara do que 883R, modelo de entrada e base para a Iron. Dark e sem cromados, nenhum acessório, banco solo. Uma moto custom minimalista. Assim é a Harley-Davidson XL 883N Iron, integrante da linha Dark Custom da marca norte-americana. Uma família que, ao contrário de outros modelos Harley, aposta na simplicidade e nas cores escuras.

Com uma bela pintura epóxi preta, passando pelo protetor de correia, suporte das luzes de direção, guidão, painel, rodas até chegar às pedaleiras, tudo mesmo é muito escuro, sem brilho. Contribui para isso ainda os paralamas cortados , as sanfonas de borracha retrô no garfo da suspensão dianteira e a ausência de uma lanterna traseira. As luzes de direção traseiras com LEDs trazem a lanterna e a luz de freio integradas. Perfeito.  Exceto pelo visual, a 883 Iron não traz muitas novidades. Equipada com o conhecido motor Evolution de dois cilindros em “V” e 883 cm³ com refrigeração a ar, usado na linha Sportster desde 1984. Não tem sua potência declarada pela Harley, mas oferece torque de 7,2 kgfm a 4.500 rpm. Bastante força para arrancadas, ou ainda para engatar terceira no câmbio de cinco marchas e rodar na cidade sem precisar reduzir. Segundo a Harley do Brasil, que assumiu oficialmente as operações da marca no país em Fevereiro, o modelo está adaptado para rodar com a nossa gasolina comum no tanque peanut (amendoim), que equipava os modelos mais antigos da família Sportster.

Ciclisticamente, a Iron 883 também segue à risca a receita da família Sportster. Tem garfo telescópico convencional, na dianteira, e dois amortecedores, na traseira. Com pequeno curso, o conjunto sofre um bocado no asfalto irregular das ruas cariocas. A Harley prefere mesmo uma estrada lisa para proporcionar conforto. Com rodas de liga-leve também pintadas em preto, a Iron usa aro 19 polegadas, na frente, e 16, atrás. Os freios são suficientes para parar com segurança os 251 kg a seco do modelo.
FICHA TÉCNICA:
Motor: Dois cilindros em “V” Evolution, 883 cm³, refrigerado a ar.
Potência máxima: N/D.
Torque máximo: 7,2 kgfm a 4500 rpm.
Câmbio: Cinco velocidades com transmissão final por correia dentada.
Suspensão: Dianteira telescópica convencional. Traseira bichoque.
Freios: Dianteiro com disco simples com pinça de pistão duplo e traseiro com disco simples com pinça de pistão único.
Pneus: 100/90-19 (dianteiro)/ 150/80-16 (traseiro).
Dimensões: 2.245 mm (comprimento), 1.519 mm (entre-eixos); 735 mm (altura do assento).
Capacidade do tanque: 12,5 litros.
Peso: 251 kg a seco.

Dúvidas ou esclarecimentos pelo meu email
doguibr@hotmail.com


Publicidade