Coluna do Bem – Março de 2012

Coluna do Bem - março de 2012

Caros leitores, a hora é essa! É depois do Carnaval que o ano realmente começa, vamos adquirir esse hábito!

CHIA: UMA NOVA SEMENTE PODEROSA. CONSIDERADA UM SUPERALIMENTO

O que é? Originária do México, a chia é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física. A aparência do grão é próxima a do gergelim, porém com uma coloração mais escura. Uma das suas vantagens é poder consumir o grão na sua forma natural, sem a necessidade de tritura-los para obter seus nutrientes como os outros grãos. Além de não conter glúten, ela tem um baixo índice de alergenicidade, podendo ser agregada a pães, bolos ou ser consumida in natura em iogurtes, saladas de frutas ou vegetais.

Composição:
Entre os principais componentes está o ômega 3 – em teor mais elevado do
que o encontrado na linhaça. Também tem fibras não solúveis, cálcio, magnésio, zinco,    cobre , além de proteínas de alta digestibilidade, aminoácidos essenciais, nutrientes importantes para a síntese muscular.

Aumenta a saciedade.
Suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. Ao entrarem em contato com a água, formam umgel no estômago. Diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores, por isso tem um papel coadjuvante no emagrecimento.

Combate inflamações.
A gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre a saciedade.

Efeito desintoxicante.
A fibra regula o trânsito intestinal, prevenindo desordens intestinais.

Outros benefícios:
Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do
colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o
envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.

Contraindicações:
Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor
calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Portanto coma com moderação. O ideal é entorno de uma colher de sobremesa, no máximo 3 vezes por dia.

Como consumir?Pode ser encontrada de três formas – in natura (sementes), óleo e farinha. Mas independentemente do jeito que você prefere consumi-la, para aumentar a saciedade, a chia deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições. O poderoso grão possui…
• 2 vezes mais potássio do que a banana
• 3 vezes mais ferro do que o espinafre
• 6 vezes mais cálcio do que o leite integral
• 8 vezes mais ômega 3 do que o salmão
• 12 vezes o próprio peso: é o que ela absorve de água
• 15 vezes mais magnésio do que o brócolis. Gostaram?
carolinaliberato@pop.com.br
Me escrevam!!


Publicidade