Tendências na Nutrição

Coluna do Bem - outubro de 2016

Está cada vez mais comum pessoas adeptas a algum tipo de alimentação natural. Com isso, tem se falado muito em dietas vegetarianas, (sem proteínas de origem animal, ou melhor, que você, não precise sacrificar o animal para se alimentar); dietas veganas (sem proteínas e sem derivado de origem animal, logo, não podem ser consumidas, como ovos, mel, leite, derivados do leite), mas seguir uma dieta vegetariana ou vegana e que exija um bom acompanhamento nutricional e substituições inteligentes para suprir as necessidades de proteínas e minerais que seriam fornecidos pelas carnes numa dieta tradicional.
Por isso, o consumo dos orgânicos está aumentando e tomara que aumente ainda mais, só assim, com a procura maior que a oferta, é que vamos conseguir baratear ainda mais. Agora não podemos fazer uma dieta a base de frutas, legumes, verduras , comendo esse grupo alimentar cheio de agrotóxicos. Os produtos orgânicos são mais saborosos, tem um aroma mais intenso, evitam a contaminação química da água, do solo e dos animais e são mais nutritivos que os alimentos cultivados com agrotóxicos, trazendo benefícios para a saúde das crianças , adultos e idosos.
Outra tendência no mercado é alimentação congelada saudável.
Na contramão dos congelados tradicionais , com altos teores de sódio, gordura e adição de conservantes o que garante uma qualidade de vida muito satisfatória. Preparados com ingredientes naturais e com valor nutricional maior que os processados, os pratos congelados podem ser conservados por vários meses no freezer e ficam prontos rapidamente quando aquecidos no microondas.
Para avaliar e determinar se um congelado é saudável é preciso analisar os dados no rótulo, sua composição nutricional, origem dos ingredientes e modo de preparo
Algumas dicas de comida do Livro de Michael Polan

Coluna do Bem
1.Coma comida;
2.Não coma nada que sua vó não reconheceria como comida;
3.Evite alimentos que contenham mais de 5 ingredientes;
4.Considere os ingredientes do mais concentrado para o mesmo concentrado;
5.Evite produtos com propaganda de propriedades saudáveis;
6. Prefira a feira ao mercado
7.Dar preferências aos alimentos que ficam de pé numa perna só;
8.Faça refeições coloridas
9. Coma besteira, desde que seja você que faça;
10.Pague mais e coma menos;
11.Coma devagar;
12.Não compre o seu combustível aonde você abastece seu carro;
13.Quebre as regras devez em quando.


Publicidade