Degustando a Vida

Degustando a Vida – Junho de 2012

Degustando a Vida - junho de 2012

O frio chegou. E como estamos próximo ao mar essa sensação parece que potencializa o frio, não? E isso nos remete a uma boa reunião com os amigos degustando um bom vinho. E Junho, comemoramos também o amor com a data dedicada aos namorados, aqui meramente comercial. Em boa parte do planeta e nos EUA é dia 14 de fevereiro. A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem ao Bispo Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.

Ele lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes. Além de continuar celebrando, se casou secretamente, apesar da proibição do imperador.  Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

Aqui é apenas uma data comercial, mas o que importa é o amor.  Recentemente fui ao supermercado Zona Sul escolher um vinho e me deparei com um belo italiano  num preço bem camarada , pouco mais de R$ 20, NERO d “Avola, de uva Shiraz. Este tinto com cor vermelha rubi e nuances violetas tem aroma amplo e intenso de frutas vermelhas, principalmente cereja. O sabor é seco, ácido na medida correta e ligeiramente tânico. A outra dica é para dar uma passada no Emporium Santa Therezinha que tem ótimos rótulos. Uns um pouco salgados, mas de repente me deparei com uma promoção do LOS HAROLDOS que vale à pena, R$ 26. Da região de Mendoza, árida no pé dos Andes o vinho é leve, mais leve do que o normal para um Malbec, principalmente argentino. Essa uva  por natureza é mais “forte”, onde é possível sentir o cheiro do álcool que se percebe na boca.

Neste aspecto o Los Haroldos surpreendeu. Senti uma agradável experiência pois o vinho desceu muito bem e repeti. Veja lindas fotos do seu produtor no site deles em www.familiafalasco.com.ar. Mais pelo jornaldorecreio@gmail.com Tim Tim!!


Publicidade