Degustando a Vida

Degustando a Vida – Março de 2012

Degustando a Vida - março de 2012

Brasil!!!

Recorde de Importação de Vinhos 2011…

Caros amigos e leitores cerca de 77,8 milhões de litros de vinho de vários países entrando em nossa terra, vindos de 31 países, no ano passado entraram no país segundo dados do Ibravin. O volume representa um acréscimo de 3% sobre 2010, ano que detinha o antigo recorde. Desde 2004, quando foram comprados 39,1 milhões de litros de vinho estrangeiro, as importações praticamente dobraram, encorpando 98,7%, maravilha isso…

O brasileiro está consumindo a cada dia mais vinhos finos…

Além do grande volume de vinho importado em 2011, despontou a mudança na origem das garrafas e preços (interessantes). O  nosso paladar está mais apurado. Embora o ranking dos 10 países que mais exportam vinhos para o Brasil tenha seguido o mesmo, caiu bastante a participação dos rótulos dos quatro primeiros.

Chile, Argentina, Itália e Portugal, responsáveis por quase 90% do vinho enviado ao país em 2010, recuaram para 72% do mercado brasileiro.

O maior aumento de vendas foi registrado pelo Uruguai, com avanço de 1.124% no volume embarcado ao Brasil no último ano. Seguiram os rótulos da Grécia (+97%), Austrália (+95%) e Nova Zelândia (+ 46%).

A lista dos 10 países com maior volume de vinhos comercializados no Brasil ainda é composta, assim como no ano passado, pela ordem decrescente, por Chile (26,7 milhões de litros), Argentina (17,7 milhões), Itália (13,1 milhões), Portugal (9,4 milhões) França (5,1 milhões), Espanha (2,8 milhões), Uruguai 1,3 milhão), Austrália (0,8 milhão), África do Sul (0,53 milhão) e Estados Unidos (0,37 milhão). Alemanha e Nova Zelândia permanecem na 11ª e 12ª posição.

É uma pena que o consumidor brasileiro desconheça e ainda tem preconceitos com nossos vinhos tão bons ou melhores do que os importados. Seria mais interessante que houvesse um aumento no consumo do vinho brasileiro e uma redução na entrada dos importados. Todo país valoriza seu vinho em primeiro lugar, mas no Brasil é o contrário. Supervalorização dos importados e preconceito com os brasileiros

E de fato isso é bem legal uma grande vitória para nós!!!

Mas os números poderiam ser muito maiores se o vinho não tivesse tantas taxas ao entrar em nosso país.

Salute a todos e ótimos vinhos…

Duvidas sobre vinhos:  sommelier@alexpassos.com.br


Publicidade