E a Macumba , foi bem feita?

Matérias - junho de 2018

Enfim, parece estar chegando ao final a obra emergencial da Praia da Macumba, para alívio dos moradores e tristeza dos donos de quiosque que não foram contemplados com o retorno da calçada e muito menos do Quiosque.


Orçada inicialmente em R$ 14,5 milhão, desde o surgimento do primeiro buraco em outubro passado e assistirmos dia a dia o desmoronamento da praia inteira, nove meses depois a praia da Macumba dá sinais de vida e fé. No dia em que estivemos no local, verificamos ciclistas, famílias inteiras, pescadores, pessoas caminhando no cenário paradisíaco e calmo. Alguns restos de obra insistem em tentar enfeiar a paisagem, mas é difícil. Alguns restos de pedra portuguesa ou um pedaço de asfalto mal colocado mostram que os acabamentos ainda faltam ser terminados e mesmo num sábado pela manhã alguns funcionários faziam alguns reparos.
O síndico do edifício Sobre as Ondas, Carlos do Val comemora o fim do pesadelo mas alerta:
__ Olha , ficamos satisfeitos , mas vamos esperar a ressaca agora. Foi um susto, que aparentemente foi embora. O problema agora, acredite, é a invasão dos carros na ciclovia. Eu mesmo fotografei um carro atolado essa manhã(foto no site do jornal)
e o vizinho do lado nem tinha portão de garagem, muito menos edificação, e foi comtemplado com um portão voltado para a praia. Ora se não tem via pavimentada como esse carro passará por aqui, pela ciclovia?”, argumenta.
Nesta obra foram feitos o enroncamento com sacos sintéticos e colocados mais de 200 estacas e injetada uma pasta de cimento que forma uma coluna que escora o muro e o que ele protege, que é o pavimento e a rua. É uma obra de 600 metros de extensão. Os moradores agora torcem pela obra definitiva. Existe um projeto de 2000 da Coppe /UFRJ em análise.


Publicidade