Auto News

“Fusca chinês” deve vir para o Brasil em breve

Auto News - Matérias - abril de 2024

A briga dos elétricos virou o assunto do momnto das redes sociais entre os amantes do setor e aqueles que acham uma nuvem passageira. Por aqui a a Great Wall Motors (GWM) fez sua estreia da marca com ORA, com ares de Fusca bem presentes. Ele veio para encarar o fenômeno de vendas, BYD Dolphin . O ORA 3 custa R$ 150 mil (preço próximo ao do rival), mas oferece motorização mais potente e lista mais vasta de itens de série. Mas, acima de tudo isso, um detalhe chamou a atenção no hatch: a mistura de estilos e a clara inspiração em outros modelos. Há até quem o chame de cover do Fusca. Mas eis que o assunto pega mais pimenta depois de uma virada de jogo nas masrcas e patentes.

Fusca Eletrio Gwm

No ano passado, na China, chegou o ORA Ballet Cat focado no público feminino. Agora piscou os olhos duas vezes e pam! podemos chamar de Fusca elétrico? Óbvio que não pelo nome de batismo , mas assim como tivemos apelidos engraçados no passado como Gol Bolinha, Monza Tubarão , Ford Bigode ou Kombi Corujinha, porque não, Fusca Elétrico?

A Volkswagen óbvio não vai gostar, mas se vier , corre sério risco de ganhar essa alcunha. O modelo tem carroceria com quatro portas e imita até os para-choques cromados, o capô arredondado, as caixas de rodas abauladas do saudoso fusquinha do passado daVW. Tem até pintura estilo “saia e blusa”!

Fusca Eletrio Gwm2

Os faróis não são totalmente redondos, mas têm formato arqueado, bem como as lanternas. Só que o novato chinês é maior. Mede 4,40 metros de comprimento (35 cm a mais na comparação com o Fusca original), 1,88 m de largura, 1,63 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. Assim, leva cinco ocupantes com folga.

 tampa traseira tem abertura elétrica e é inteiriça (abre-se junto com o vidro). Embaixo, ao contrário do Fusca, que trazia o motor, tem um pequeno porta-malas, onde é guardado o cabo de recarga.

 A versão de entrada carrega no eixo da frente um motor elétrico (associado com uma bateria de 60,5 kWh) que, na versão de entrada, gera potência de 171 cv e torque máximo de 25,5 mkgf. Assim, tem velocidade máxima de 155 km/h.

O modelo intermediário, portanto, vêm com tração traseira e potência de 300 cv. E, na versão mais cara, o “Fusca chinês” tem 544 cv e dois motores. Neste último, a autonomia declarada é de, aproximadamente, 500 km quando completamente carregado – padrão chinês CLTC.

Fusca Eletrio Gwm3

A GWM derrubou uma limitar da Volkswagen que anulava os efeitos de um registro do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) em novembro de 2021.

A ação movida pela VW se dá pela semelhança dos veículos Ora Punk Cat e Ora Ballet Cat da montadora chinesa com o modelo Volkswagen Type 1, conhecido como fusca.


Publicidade