Guia de IPVA já pode ser emitida

Matérias - janeiro de 2024

Desde terça-feira (dia 9), os proprietários de veículos emplacados no Estado do Rio já podem emitir a Guia de Regularização de Débitos (GRD) para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024. A emissão poderá ser feita no Portal do IPVA da Secretaria estadual de Fazenda (https://portal.fazenda.rj.gov.br/ipva/) ou na página do Bradesco (www.bradesco.com.br).

Ipva @024 2
Ipva @024 2

Para emitir o documento, basta informar os números do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e do CPF ou do CNPJ do proprietário. A GRD pode ser paga em qualquer banco, inclusive por meio de internet banking. O IPVA do Rio ficou, em média, 4,39% mais barato em 2024.

O calendário de vencimento do imposto começará no dia 22 de janeiro, quando vencerá a cota única ou a primeira parcela do imposto para veículos com placas terminadas em 0. A última parcela vai vencer em 11 de abril, para automóveis e motocicletas com placas de final 9. 

Vale lembrar que o proprietário que optar pelo pagamento à vista terá desconto de 3% no valor do IPVA, a exemplo do que ocorreu em anos anteriores. Haverá ainda a possibilidade de parcelamento em três cotas, mas sem direito ao abatimento.

O IPVAvaria de acordo com o combestível do veículo. Para modelos flex, o percentual corresponde a 4% do valor venal (preço de mercado) do veículo. Donos de motocicletas pagam o equivalente a 2%. Proprietários de automóveis movidos a Gás Natural Veicular (GNV) têm IPVA de 1,5%. Por fim, a alíquota para carros movidos exclusivamente a energia elétrica é de 0,5%.

A cobrança do IPVA considera os preços de mercado calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) por volta de agosto/setembro do ano anterior.


Publicidade