Reboques , Estacionamento e Segurança..

Matérias - janeiro de 2015

Exmo. Sr. Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro
Há poucas horas atrás fiz uma solicitação, para poder caminhar em Barra de Guaratiba. Agora vou fazer uma solicitação para livrar as calçadas da Avenida das Américas, no Recreio dos Bandeirantes de armadilhas que estão ferindo os pedestres.
No numero 13.331 eles transformaram a calçada em estacionamento, os dois vãos são na entrada e na saída de veículos o estacionamento é cercado por obstáculos que deixam um vão entre eles, mas na passagem entre os vãos, eles colocaram preso ao chão umas barras de concreto para evitar que os veículos ultrapassem o limite do estacionamento. A gente que vem pela calçada beirando a rua quando, vai em direção as lojas, tem que fazer a ultrapassagem entre os vãos , aí é que mora o perigo,a gente fica preocupado com os carros e não olha para o chão e aí acontece a topada na proteção de concreto e a gente leva o tombo.Quando os meus netos estiveram no apartamento, vou pedir para enviar a V.Exa a foto do meu joelho ferido.
Pergunto e solicito:
As áreas de recuo passam a ser propriedades da cidade?
Como áreas da cidade passam a serem áreas de domínio publico? Caso minhas perguntas sejam respondidas com um sim.Peço a V. Exa que termine com este estacionamento clandestino, para evitar novos acidentes.
Prefeito, eu não entendo como V.Exa. esteja fazendo tudo para melhorar as condições da cidade e seus representantes, nas regiões da cidade não seguem o seu exemplo.

Resposta do Alex – Todos os imóveis têm uma área de recuo, que pode ser utilizada como jardim ou estacionamento e pode inclusive ser murado. Área de recuo é particular e pertence ao imóvel. A calçada é uma área pública. Vou pedir uma vistoria ao local para verificar esse estacionamento, porque mesmo que seja particular tem que seguir as normas municipais e o proprietário será notificado se for encontrada alguma irregularidade. Lamento por seus ferimentos. Mesmo que seja particular tem que seguir as normas municipais e o proprietário será notificado se for encontrada alguma irregularidade. Lamento por seus ferimentos.  

Informamos que foi feita a vistoria no estacionamento da Avenida das Américas, nº13.331, esquina com Rua Antônio Maroun, no Recreio dos Bandeirantes. Tratam-se de dois lotes, com licença aprovada em 29/12/2003, pela Secretaria Municipal de Urbanismo e o estacionamento encontra-se dentro do alinhamento do próprio particular.
 
Informamos que os obstáculos citados (tipo balizadores) também estão dentro da área particular, portanto a Prefeitura não tem como opinar nos modelos utilizados.calcada

Ficamos chocados com a atitude de ver a Prefeitura rebocar alguns carros no final da Rua Mario Faustino, ponto próximo à praia, neste sábado, dia 03/01, no Recreio dos Bandeirantes.Não havia sequer nenhuma indicação de estacionamento proibido, pelo menos aparente, nem funcionário ou guarda de trânsito orientando as pessoas. Aliás, o que menos se vê nessa área é policiamento. Ainda que não estivessem bem estacionados, não prejudicavam o trânsito e nem as entradas de garagem. Alguns carros tinham placas de outros estados. É dessa maneira que a Prefeitura quer estimular o turismo? Por que não fazem isso diariamente? Por que somente nos fins de semana em que turistas aproveitam o dia de sol para irem à praia? Por que não fazem uma campanha educativa na mídia ou coloquem funcionários orientando as pessoas? Isso nos parece mais uma medida para melhorar o caixa da Prefeitura, do que uma política educativa de trânsito. Por que não fiscalizar outras transgressões na área, como pessoas de bicicleta nas calçadas, arrastões, etc?

Presenciamos uma família retornando da praia com calor de 40º com criança e não encontraram seu carro. Um desespero enorme, sem saber o que fazer e onde procurar. Consideramos estas atitudes arbitrárias, prepotentes, covardes e ditatoriais dessa prefeitura. O que faz o sub prefeito do Recreio?
Bem próximo deste ponto, podemos ver o Corredor Verde, com uma pequena ponte sobre a lagoa de Marapendi onde jacarés e capivaras se chafurdam na lama e esgoto, que é despejado a céu aberto na lagoa e um cheiro insuportável. Uma placa da prefeitura pede para não jogarem sacos ou lixo de uma maneira geral na área. Pelo visto, a prefeitura permite despejar somente esgoto. Que vergonha! Trata-se de uma passagem bonita, onde transitam diariamente centenas de pessoas, inclusive turistas e uma ausência total do poder público. Por que não tomam uma providência?
Resposta ALEX – Estamos trabalhando para que toodas ruas estejam devidamente sinalizadas, para evitar transtornos como os que têm acontecido em função da ação dos reboques. Em muitas ruas do Recreio não havia regras para estacionar e as pessoas estavam acostumadas a parar em ambos os lados, no entanto, com o crescimento do bairro, esse estacionamento dificulta o fluxo de veículos, que aumentou muito, por isso, a Cet-Rio está alterando o sentido de determinadas ruas. As vias passaram a ter mão única, para ser possível ofertar o maior número de vagas. Ainda estamos longe do ideal, mas na falta de placas, vale o que está escrito no Código de Trânsito. Não é permitido estacionar a uma distância menor de cinco metros de uma curva, por exemplo, e na porta de garagens, bueiros ou hidrantes. Quanto à questão do esgoto, é competência da Cedae. A Prefeitura tem conversado com representantes da empresa estadual e está disposta a colaborar para minimizar os problemas causados pela falta de saneamento no bairro. O que a secretaria de ordem pública pode fazer para melhorar a sujeira deixada na praia em frente ao alfa barra??? Muita desordem !!! Sei que a comlurb está presente, mas não é o suficiente.Outro assunto é os diários assaltos na ponte que leva do terminal alvorada para praia na Ayrton Sena. Sou morador do alfa barra e tenho ciência de vários assaltos diariamente. Ontem mesmo as 17 hs uma menina de 20 anos foi assaltada… Sei que a segurança pública é de responsabilidade do estado, mas nunca vi guardas municipais por ali…

Obrigado José Cabral.

 

Resposta do Alex – Já pedimos que a Comlurb reforce o trabalho. Mas não basta o trabalho do gari, precisamos da colaboração da população, para manter a praia limpa. Depois de ações de conscientização temos feito fiscalizações do lixo zero para inibir que as pessoas deixem o lixo na praia. Estamos longe do mundo ideal, mas estamos dando os primeiros passos.

Quanto à segurança, participamos das reuniões do Conselho Comunitário de Segurança e conversamos com o novo comandante da Polícia Militar e ele está ciente da situação. Quanto à Guarda Municipal, ela não tem papel de polícia.

 

 

 

Falo pelo povo de Vargem Pequena em relação a condução. Está precário, precisamos de uma condução direta para Taquara e ponto de onibus coberto ( sol e chuva). Está ficando escasso os ônibus para a Barra, já tiraram  o 826
Grata pela oportunidade…
Regina Lima

Resposta do Alex – Tivemos uma reunião com moradores de Vargem Grande e Vargem Pequena e eles nos relataram várias questões sobre transporte, e já encaminhamos todos os pedidos para a Secretaria de Transportes. Vamos fazer uma reunião com o novo secretário para intermediar esses pedidos.

 

Olá, nao podemos usar a ciclovia virou estacionamento.  No trecho da loja manhãs até o bar .

E  perto do mercado estrada da boca do mato, eles colocam lixo na ciclovia.

Agradeço

 

Telma Pacheco

 

Resposta do Alex – Exatamente para coibir essas irregularidades é que existe o serviço de reboque, para tirar os carros parados em cima da calçada e das ciclovias. O pedestre e o ciclista têm prioridade em relação ao motorista. A fiscalização lixo zero também foi criada para evitar a colocação de lixo em áreas públicas. É um longo trabalho de educação que esperamos um dia conquistar.


Publicidade