
O Recreio é um bairro especial com lindas praias , sua fauna, seu verde e mar azul. Agora , mais azul do que nunca. A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, apresentou o reconhecimento internacional importante para a cidade: a concessão do certificado Bandeira Azul à Praia da Reserva, entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste. O certificado é concedido pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE), com sede em Copenhague, na Dinamarca, a locais onde haja gestão de sucesso em favor da preservação de ambientes naturais. A bandeira azul é uma distinção atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental a praias e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infra-estruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental.

Já tínhamos a Prainha e agora, A Reserva em seu trecho de 8 km. Nesse trecho, a área fica em uma região importante de proteção e preservação ambiental. Sua vegetação de restinga abriga espécies de fauna e flora, algumas inclusive com risco de extinção, como a borboleta da praia e a lagartixa de areia.

Na flora, a Clusia fluminensis e a Ingá Marítima são consideradas espécies vulneráveis no município do Rio.

Para conseguir a certificação internacional, a Praia da Reserva cumpriu um longo e rigoroso roteiro de exigências que começou em meados de 2019, para atender os 34 critérios do programa Bandeira Azul nas áreas de educação e informação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental, segurança e serviços.
As ações durante o período de exames do júri do programa Bandeira Azul, envolveram técnicos, educadores e mutirões de voluntários para monitorar desde o lixo deixado nas areias da praia até atividades de educação ambiental para orientar os frequentadores a mudar seus hábitos e descartar o lixo corretamente fora da praia.
Na capital , o feito é inédito e isso pode aumentar o turismo na região.
A bandeira azul começou a ser atribuída em 1987 no Ano Europeu do Ambiente com o apoio da União Europeia. Nesse ano, foram distinguidas 244 praias e 208 marinas de 10 países europeus .
Desde então, o número de praias galardoadas tem aumentado de ano para ano e envolvendo outros países. Em 2001, o âmbito da bandeira azul deixou de ser apenas europeu e passou a ser global, contando com outros países.
Critérios
Os critérios de atribuição da bandeira azul incluem diversos parâmetros em categorias como:
- qualidade da água,
- informação e educação ambiental,
- conservação do meio ambiente local,
- segurança, serviços e infra-estruturas de apoio
Apesar dos critérios terem evoluído de ano para ano, tornando-se cada vez mais exigentes, o número de praias e marinas distinguidas não tem parado de aumentar.
Em primeira instância um júri nacional aprova uma lista de praias e portos que obedeçam aos critérios e que se candidatem. Depois as candidaturas são enviadas e submetidas, a um júri internacional, composto por elementos da FEE e de um representante da comissão europeia