Vivendo Melhor – Outubro de 2012

Matérias - setembro de 2012

Olá Amigos do Recreio.

Voces se lembram do filme “Esqueceram de mim”? Neste filme, Kevin McCallister, um garoto de oito anos, foi esquecido acidentalmente por sua família na pressa da partida para uma viagem de Natal. Sozinho, o garoto é surpreendido pela chegada de dois ladrões vagabundos que tentam invadir a sua casa……

E voce? Esqueceu alguma coisa muito importante? Costuma ouvir piadinhas do tipo “Só não esquece a cabeça porque está grudada no pescoço”, se sim, bem-vindo ao time! Eu e muitas outras pessoas ouvimos frequentemente…

Bem, isso nem sempre pode significar que estamos com problemas de memória. O que ocorre é que estamos sofrendo um mal comum na sociedade que é o esquecimento. Diariamente ouvimos estórias de alguém que esqueceu de pagar uma conta, maridos que esqueceram o aniversário da esposa e de motoristas que deixaram o farol do carro ligado no estacionamento. Mas por que isso acontece? O esquecimento é só um lapso de memória, uma falha causada pela desatenção pessoal. E isso só ocorre porque às vezes não damos atenção aos pequenos detalhes da rotina ou da matéria que estamos estudando.
Tudo isso, é claro, depende do bom funcionamento da memória e esses fatores estão ligados a outros detalhes, simples ou complexos. Tais como:

Capacidades: A capacidade de armazenar informações está ligada principalmente a dois fatores:

1) Capacidade física do cérebro de absorver e reter informações.

2) Capacidade de organizar informações complexas durante o processo de aprendizagem e isso está diretamente ligado à inteligência.

Sono: O sono é muito importante para a memória. Durante o sono profundo adquirimos a memória de longo prazo, que é armazenada em uma parte do cérebro conhecida como córtex e tem capacidade ilimitada. Já no hipocampo armazenamos a memória de curto prazo, aquela informação corriqueira (como um número qualquer de telefone ou os algarismos de uma equação feita de cabeça) que guardamos só durante o período necessário e depois descartamos.

Organização: A boa memória depende do nível de inteligência geral, da habilidade verbal e do interesse no que está aprendendo. Portanto, se você não gosta de matemática e não se esforça para aprender, dificilmente os conceitos da matéria ficarão armazenados na sua memória. Além disso, para quem está em maratona pré-vestibular, é preciso encarar a memória como um “grande arquivo”, constituída por pura organização pessoal. Então, para que você consiga armazenar a avalanche de informações diárias que recebe é necessário organizar-se, anotar as idéias, utilizar alguns mecanismos e revisar constantemente a matéria.

Para exercitar sua memória e evitar que ela se torne falha e preguiçosa voce deve praticar alguns exercícios como:

Jogar xadrez => dificilmente um jogador de xadrez nunca esquece suas jogadas.

Prestar atenção => A memória para determinado fato está relacionada à importância que lhe atribuímos e isso pode ser chamado de atenção. A atenção aos detalhes facilita a memorização e é um fator fundamental para aquisição de novas informações.

Alimentação => Algumas vitaminas são essenciais para o bom funcionamento da memória como a tiamina, o ácido fólico e a vitamina B12, que podem ser encontradas em pães, cereais, legumes e frutas. A água também é indispensável, pois a desidratação pode levar à confusão e outros problemas de pensamento. Caso a alimentação não esteja completa (muitos alunos se alimentam em bandejões, lanchonetes ou restaurantes a quilo), procure um suplemento chamado Stress Cel a venda na farmácia de manipulação Denagen. Este complemento foi elaborado especialmente para estudantes que estão com dificuladades de concentração.

Desintoxicação=> Uma desintoxicação do organismo pode ajudar, além de fornecer uma reeducação alimentar. Isso porque a boa memória está relacionada também ao bom funcionamento do metabolismo ou a problemas bioquímicos.

Revisão=> Revisar a matéria aumenta a chance de se lembrar dela posteriormente. E mais, relendo um conteúdo há também a repetição do estímulo nervoso de arquivamento da informação e, com isso, a memorização é mais certa. Procure fazer a revisão escrevendo porque a escrita é uma forma de ampliar seu banco de dados e exercitar a memória.

Bem pessoal, este tema é muito amplo e se voce achar que precisa de mais informações, aconselho a procurar um especialista porém, espero que as informações e as dicas acima os tenha ajudado.

Um abraço e até a próxima.


Publicidade