Coluna do Bem – Abril de 2012

Coluna do Bem - abril de 2012

O que tem de gente me perguntando se óleo de coco emagrece… Não está no gibi. Então vamos colocar em um jornal para ver se elucida a população.  A gordura do coco é consumida pelo homem há 4000 anos; é considerado um alimento completo, pois é fonte de lipídeo, proteína, carboidrato e ainda é rica nas vitaminas A, C e o complexo B. Possui um componente que É abundante no leite materno, o ácido láurico, que é antiviral e antibacteriano, portanto aumenta a imunidade. Mas as inúmeras vantagens vão, além disso: é antioxidante, combate fungos e parasitas intestinais, estimula o bom funcionamento da tireoide, aumenta a saciedade e alguns estudos já demonstra até, que ela pode ser termogênica (capaz de gerar calor e queimar calorias), isso auxiliaria no processo de emagrecimento.

Na Bahia, o óleo do coco é muito utilizado, não só no preparo de alimentos, mas também para hidratar o corpo e os cabelos. A maioria das loções e cremes comerciais é constituída de água. Estas preparações úmidas são rapidamente absorvidas pela pele seca e enrugada. Assim que a água entra na pele, o tecido é expandido como um balão com água, então as rugas desaparecem cem e a pele se torna mais macia. Porém, tudo isto é temporário. Em poucas horas a água é absorvida e levada para a corrente sanguínea e, tanto a secura como as rugas reaparecem. Além de não resolver o problema de hidratação e das rugas, estes cremes ou óleos refinados estão quase sempre oxidados, trazendo consigo uma montanha de radicais livres, que agravam cada vez mais o tecido elástico da pele tornando-a mais envelhecida. A gordura de coco pode ser aplicada diretamente e mesmo nos cabelos, funcionando com um “condicionador” natural, para isso é só massagear os cabelos com 1 colher das de sobremesa antes do banho.

Além de hidratar a e não conter radicais livres, previne rugas numa verdadeira ação antienvelhecimento. Isto se deve a “lubrificação” da pele, permitindo que os nutrientes do sangue cheguem até ela. Por ser uma gordura saturada, pode ir ao fogo e em pequenas quantidades, não faz mal ao organismo. O ideal é começar com 1 colher de sopa ao dia e ir aumentando gradativamente até chegar a 3 (em exagero pode dar diarreia). Já que ele é tem sabor agradável, pode-se passar no pão no,lugar da manteiga, bater em vitaminas e até comer uma colherada pura, além de cozinhar, acrescentar ao iogurte. Para praticantes de exer-cício físico o ideal é ingerir antes do treino, o óleo de coco sobre uma fatia de pão integral, que por ser rico em TCM, a energia produzida será utilizada pelo organismo e não se depositará. De fácil absorção, a gordura de coco é a melhor fonte de triglicerideos de cadeia média, não necessita de enzimas para sua digestão e metabolismo. No fígado, se  transformam em energia, desta maneira não se depositam no organismo. Por isso ela é considerada “termogênica”. Esta propriedade, tem de estimular a glândula tireoide, aumenta o metabolismo basal.

Vende em lojas de produtos naturais (mas procure no rótulo se é, óleo de coco virgem orgânico – esta informação é importante).


Publicidade