Coluna do Bem – Julho de 2012

Coluna do Bem - julho de 2012

Alimentos orgânicos: fruto do equilíbrio da natureza Já não é de hoje, que a natureza está sofrendo agressões do homem, que por sinal parece não fazer parte dela.    O uso de agrotóxicos na produção agrícola tem sido preocupação no âmbito  de saúde pública. Um estudo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), iniciado em 2001, mostra que muitos dos alimentos que consumimos normalmente estão contaminados.Segundo a própria ANVISA, os agrotóxicos são ingredientes ativos com elevado grau de toxicidade aguda comprovada e que causam problemas neurológicos, reprodutivos, de desregulação hormonal e até câncer.

O Projeto de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), realizado pela ANVISA em conjunto com os órgãos de vigilância de 25 estados participantes, mais o Distrito Federal, analisou diversos legumes, frutas e vegetais para ver o percentual de contaminação.

Entre as amostragens analisadas, os alimentos que foram contaminados com uma frequência maior foram: pimentão (80,0%), uva (56,40%), pepino (54,80%), morango (50,80%), couve (44,20%), abacaxi (44,10%), mamão
(38,80%), alface (38,40%), tomate (32,60%) e beterraba (32%).

São alimentos que são encontrados facilmente no prato do brasileiro e que muitas vezes são consumidos com o objetivo de ganhar saúde. Só para piorar o quadro, os bebês que já não têm uma imunidade muito alta, quando saem do aleitamento materno exclusivo passam a beber suco, comer papinha de frutas e sopa de legumes também “ricos” em agrotóxicos. Que loucura!!! Nessa hora dá até vontade de ser índio!

Para se evitar a contaminação por agrotóxicos, o ideal é consumir produtos orgânicos. Mas nem sempre é possível, pois tais alimentos são mais caros e não é em todo lugar que você encontra. Por isso é aconselhável sempre tomar muito cuidado com os produtos, antes de comprá-los, e sempre lavar bem os alimentos antes de consumi-los, sabendo que com relação ao agrotóxico ameniza, mas não adiante muita coisa. A dica é aumentarmos o consumo dos alimentos orgânicos para baratear a produção.

Para ser considerado um alimento orgânico, o cultivo deve obedecer a 4 princípios:
– Não utilizar agrotóxicos e fertilizantes químicos, que contaminam o solo
e deixam resíduos nos alimentos;
– Deve-se respeitar a natureza, não agredindo o meio ambiente, com
desmatamentos desordenados, preservando as fontes de água, não
depositando materiais não degradáveis;
– Não utilizar mão de obra escrava ou infantil;
– A agricultura orgânica deve respeitar o tempo natural da produção e
obedecer ao período da safra e do crescimento.

São alimentos que são encontrados facilmente no prato do brasileiro e que muitas vezes são consumidos com o objetivo de ganhar saúde.

carolinaliberato@pop.com.br


Publicidade