Coluna do Bem – Julho de 2013

Coluna do Bem - junho de 2013

E já estamos no inverno…

Com a sua chegada, a maioria das pessoas come um pouco mais com o objetivo de suprir as necessidades energéticas e manter o corpo aquecido. Porém, muitas vezes este aumento no consumo ocorre de forma exagerada e sem critérios, o que pode trazer consequências sérias e muito prejudiciais ao nosso organismo. É preciso lembrar que o inverno é o período em que ficamos mais suscetíveis a adoecer.  As baixas temperaturas aumentam a incidência de doenças respiratórias como gripes e resfriados, especialmente entre as crianças. Com isso, passa a ser primordial que a alimentação reforce o funcionamento do sistema imunológico e amenize a ocorrência destes problemas, portanto, algumas mudanças são importantes para que nossa saúde seja mantida.

Seguem algumas dicas:

* Hidratação, um ponto importantíssimo neste momento, já que  sentimos menos sede e passamos por longos períodos sem a ingestão adequada de líquidos, especialmente a água. Chás de ervas (erva-doce, hortelã, camomila, maçã, erva-cidreira, etc.) são boas opções para aquecer e hidratar o corpo;

*Regularidade nos horários das refeições, valorizando a diversidade alimentar para que o organismo receba todos os nutrientes que precisa. Não fique muito tempo sem se alimentar. O ideal é fazer pequenas refeições com intervalos de três horas. Aproveite a informação de que o nosso corpo gasta mais energia para manter a temperatura corpórea nesta época e aumente a ingestão de pequenos lanches durante seu dia.

* Dê preferência às sopas de legumes, folhas, acrescidas ou não de fibras (gergelim, semente de linhaça, farelo de aveia, trigo). As folhas como agrião, repolho ou espinafre servem de base para as receitas mais leves. Utilize também ervas para dar o sabor final e outros legumes são capazes de dar uma consistência mais grossa, podendo ser modificado então ao gosto de cada um. Cuidado com ingredientes como creme de leite ou massas, pois aumentam muito o teor de gordura e calorias da preparação.  Também é preferível usar alimentos frescos, “in natura” e evitar as opções prontas ou desidratadas pelo excesso de conservantes e sódio. Use e abuse das sopas de legumes no seu jantar; estas podem ser preparadas a base de vegetais e legumes cozidos.

* Opte pelas carnes magras ou brancas (frango ou peixe) e dê preferência às formas de preparo cozidas, grelhadas ou assadas evitando assim as tão prejudiciais frituras.

* Os lanches quentes precisam ser elaborados de forma equilibrada como por exemplo: pão (energético), recheio de carne ou frios (construtores) e legumes e folhas verdes (reguladores).

* Escolha doces à base de frutas ou frutas secas (doce de banana, abóbora, uva passa, damascos, ameixa seca) pois são menos calóricos que os famosos chocolates, chantilly, bolos, doce de leite, etc. Algumas  frutas ficam deliciosas quando levadas ao forno como, por exemplo, banana e maçã assadas com canela. Para as crianças pode ser usada uma pequena quantidade de mel ou açúcar para decorar e dar melhorar o sabor.

E para a criançada que vão entrar de férias, os fast food devem ser evitados, pois são altamente calóricos, ricos em aditivos químicos e pouco nutritivos.

Não poderíamos falar dessa estação tão charmosa sem falar de um bom fondue. Já podemos encontrar as versões lights nos supermercados, lembrando que, o alimento mesmo na versão light deve se consumido moderadamente. Se ele for servido como prato principal sirva saladas ou caldo de legumes como entrada. Podemos ainda, reduzir as suas calorias fazendo algumas trocas como:

– Fondue de queijo: substituir os queijos gordos por cream cheese e muçarela light. Os pães podem ser consumidos com moderação e de preferência os integrais;

– Fondue de carne: usar água ao invés de óleo;

– Já os fondues de chocolate, absurdamente calóricos, devem ser servidos acompanhados de muitas frutas.

Enfim, não abusem nas quantidades, tudo pode ser ingerido desde que com moderação. A mastigação é outro ponto importante, por isso comer devagar e apreciando cada momento é fundamental.

Lembre-se que o Inverno não pode ser mais uma desculpa que inventamos para comer exageradamente! Este precisa ser um momento de preparação para as próximas estações! Por isso, mantenha hábitos saudáveis, continue com a prática de atividade física, invista em uma alimentação saudável e curta a estação na sua melhor forma!

Carolina Liberato


Publicidade